Ensino
adaptacao-escolar-com-os-filhos

Deixar o filho na escola pela primeira vez não costuma ser uma tarefa fácil, nem para os pais e nem para a criança. É um local diferente, com professores, com horários, colegas e atividades novas e isso exige um tempo pra adaptação escolar com os filhos.

adaptação escolar com os filhos
Manisa Leão

Mesmo que no começo o pequeno se assuste e tenha medo de ficar longe dos pais, é possível tornar esse momento mais leve. Segundo a responsável pela Creche e Pré-Escola Leão Marinho, Manisa Barros Leão Borges, o primeiro passo para a adaptação da criança é a escolha consciente da família. “Os pais precisam escolher uma instituição de confiança. Vale visitar o local, pesquisar na internet, tirar todas as dúvidas”, explica.

Ainda de acordo com Manisa, a adaptação escolar com os filhos bebês é diferente da que acontece com as crianças maiores. “O processo de adaptação dos bebês deve ser cuidadoso. Uma dica para os pais é que eles levem um objeto que o bebê goste, que lembre uma pessoa que lhe proporcione segurança. Já para as crianças de 2 a 4 anos, a dificuldade de adaptação pode estar na sensação de abandono que ocasionalmente elas sentem. Por isso, é importante que a adaptação com essas crianças comece semanas antes do início das aulas. Uma opção é que os pais levem o filho para conhecer a escola alguns dias antes, que fiquem um tempo no ambiente e apresentem os atrativos do espaço, como o parquinho, os brinquedos e os espaços coloridos”, sugere.

Mesmo com todo o cuidado dos pais e professores, as primeiras semanas de adaptação escolar podem deixar a criança mais sensível. “Todos os sentimentos e emoções nesse período são importantes para o desenvolvimento da criança. Quando o choro aparecer, os pais podem reforçar que a escola é importante, que eles sabem que o filho está sofrendo, mas que têm certeza que ele vai superar. É preciso ter firmeza, sem esquecer-se do carinho e da paciência”, finaliza. 

Leão Marinho
Rua Castelo Branco, 882
Praia da Costa – Vila Velha
Tel: 27 3311-8211
www.escolaleaomarinho.com.br
Facebook: escolaleaomarinho


1 Comentários
Compartilhe

Débora Herzog

1 Comentários

  1. Débora Herzog
    31 de agosto de 2018 Em 4:23 pm

    […] Adaptação escolar […]

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: