Circuito

Festival de Cinema de Vitória

festival-de-cinema

Chegando ao seu 25º aniversário neste ano, o Festival de Cinema de Vitória segue encantando todas as faixas etárias. E, como de costume, o evento vai abrir espaço na programação para os pequenos espectadores. Trata-se do 19º Festivalzinho de Cinema de Vitória, que vai exibir uma seleção de sete filmes voltados para o público infanto-juvenil. A sessão acontece na terça-feira, dia 4 de setembro, às 9 horas, no Teatro Carlos Gomes. A entrada é aberta a alunos da rede pública de ensino e de projetos sociais da Grande Vitória.

Obras de cinco Estados, além do Distrito Federal – Rio Grande do Sul, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro e Minas Gerais -, integram a mostra deste ano. Ao final da sessão, o público vai eleger seu filme favorito. O mais votado vai receber o Troféu Vitória no palco do Teatro Carlos Gomes, na noite de encerramento do festival – 8 de setembro.

Ao longo de sua história, o Festivalzinho já promoveu mais de 160 sessões para um público de mais de 50 mil crianças e adolescentes. Criada em 2000, a mostra ajuda a formar plateias e a desenvolver a sensibilidade para as artes, muitas vezes promovendo o primeiro contato com o cinema. Até hoje, o Festivalzinho já atendeu 65 escolas e instituições de 52 bairros, em cinco cidades.

A mostra também serve como importante ferramenta educacional, como destaca a curadora Rosemeri Barbosa. “O Festivalzinho é uma oportunidade de os estudantes terem contato com filmes vindos de diversas partes do Brasil, o que contribui para ampliar o repertório desse público. Assim, a sessão de cinema é um momento de diversão e também um instrumento no processo educativo”, afirma.

Colaboradora voluntária do Festival de Cinema de Vitória desde 1998, Rosemeri Barbosa já participou de vários projetos na área audiovisual, como o Estúdio Aberto Anima Mundi, o Festival de Jovens Realizadores do Mercosul, o Cine Itinerante e o Projeto Animação. Interessada em projetos de cinema de Animação, ela assumiu a curadoria do Festivalzinho em 2011.

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), a 25ª edição do Festival de Cinema de Vitória acontece de 3 a 8 de setembro deste ano em Vitória-ES. Este evento tem o patrocínio do BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine e da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, e conta com o apoio institucional da Rede Gazeta e do Canal Brasil.

SERVIÇO:

25º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA

Teatro Carlos Gomes, Centro de Vitória.
De 3 a 8 de setembro
Entrada gratuita

 

19º FESTIVALZINHO DE CINEMA DE VITÓRIA

Terça-Feira – 4 de setembro | 9h 

Confira a lista dos filmes selecionados: 

Festival de cinemaDia das Nações (Iuli Gerbase, FIC, 12′, RS, 2017). Durante o Dia das Nações, uma turma do quinto ano inicia uma pequena revolução nas regras do colégio. 

 

 

Festival de cinema8 Patas (Fabrício Eduardo Rabachin, ANI, 2’25”, SP, 2017). Ao receber uma visita inesperada, Beatriz se vê dentro de seu pior pesadelo. A aparição de uma pequena aranha transforma o conforto de seu lar em uma sucessão de desventuras, que provará que o maior perigo a enfrentar é o seu próprio medo. 

 

Festival de cinemaO Menino Leão e a Menina Coruja (Renan Montenegro, FIC, 16’, DF, 2017). Esse é o universo das pessoas-animais, seres que misturam características humanas com as de outro animal. Quando filhotes, eles precisam estudar na Escola Filhote Selvagem, um lugar onde o aprendizado vai muito além da sala de aula.

 

Festival de cinemaA Formidável Fabriqueta de Sonhos (Tiago Ribeiro, ANI, 7’36”, PA, 2017). Quando nasce uma criança, inaugura-se uma fábrica de sonhos que tende a fracassar com o tempo. Betina está sempre disposta a ressignificar seus combustíveis para manter seu alto nível de produção.

 

Festival de cinemaPobre Yurinho (João Ademir, FIC, 14’54”, RJ, 2018). Juca e Lipe são dois garotos que passam o dia jogando bola na vila. Yurinho, um típico menino criado pelo avó, quer se juntar à brincadeira.

 

 

Festival de cinemaMeu Melhor Amigo (Laly Cataguases, ANI, 14′, MG, 2018). Em uma viagem poética, um solitário menino dá vida ao seu melhor amigo.

 

 

Festival de cinemaO Espírito do Bosque (Carla Saavedra, FIC, 15′, SP, 2017). Tentando provar sua coragem, a pequena Joana aceita o desafio de entrar no bosque, supostamente vigiado por um antigo espírito.


1 Comentários
Compartilhe

Elayne Borel

Socia proprietária da WelcomeGroup e responsavel pelo grupo Mulheres de Negócios ES

1 Comentários

  1. Elayne Borel
    7 de agosto de 2018 Em 1:51 pm

    […] maiores diretores do cinema brasileiro vão ser rememorados na edição comemorativa de 25 anos do Festival de Cinema de Vitória. O cineasta Neville D’Almeida sobe ao palco do Teatro Carlos Gomes para receber o Troféu […]

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: