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Seu Modelo de Vendedor ideal pode estar errado

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O que você vai ler agora vai mudar sua percepção de modelo de vendedor ideal.

Não é de hoje que defendo a tese que vender é o fruto de quanto você despende energia para conseguir algo. Todos somos vendedores, sem exceção. Quão grande vendedor você é ou será está diretamente ligado ao seu desejo por alguma coisa. Então o problema não está a princípio no ato em si, mas no seu comportamento.

O maior problema é que ao longo do tempo vamos criando modelos ou perfis que julgamos os ideais para cada profissão. O vendedor ideal tem que ser aquele cara altamente comunicativo, extrovertido, envolvente e contador de piada…. Não mesmo. Já escutou aquele jargão “que o mineiro come quieto”?

A minha experiência leva a crer que esse vendedor extremamente comunicativo é o pior dos profissionais. Prolixo, enrolador, pouca capacidade de ouvir e uma enorme necessidade de impor suas ideias. Acompanhei profissionais em multinacionais com essa característica que passavam o dia indo de cliente a cliente, com uma super apresentação e com baixíssima eficácia nos fechamentos das negociações. Eu mesmo no início da carreira errei e paguei meu pedágio até aprender a deixar para trás os paradigmas da profissão. Muitas vezes eu me perguntava os motivos de não ter fechado uma negociação tendo uma apresentação tão convincente e uma fala tão eloquente. Mas em vendas entender antes de ser entendido é na minha opinião o segredo de se tornar o vendedor ideal.

Então já estamos desconstruindo a ideia que você não sabe vender. Partindo do princípio que seu modelo de vendedor está errado.

vendedor idealPodemos ser mais analistas, mais planejadores ou executores e não necessariamente comunicadores para sermos bons negociadores ou um modelo de vendedor ideal. Pense nos projetos e ideias que precisa vender todos os dias. Pense na quantidade de vezes que negocia com seus filhos ou com seus pais, com maridos e esposas. Pare para pensar naqueles momentos que você precisa negociar uma hora a mais com seu marido ou esposa para aquela última rodada de chopp com os amigos.

Existem muitas técnicas de vendas que podem te ajudar a ter argumentos mais eficazes, mas estou certo que todos somos vendedores. Todos temos a capacidade de vender alguma coisa. Você pode não ter percebido, mas é um excelente vendedor.

Então boas vendas.

Floriano Schneider

 

 

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Floriano Schneider

MBA em Gestão de Vendas, especialista no Processo de Vendas com 20 anos de experiência. Fui Gerente Regional de Vendas pela chocolates garoto responsável por todos os estados do Centro Oeste e norte do Brasil e Posteriormente Rio de Janeiro. Hoje sou empresário, empreendedor, Consultor e bussines coach em Processos de vendas.

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