fbpx
Negócios

Pensamento Transversal chega a Vitória em seminário único no fim do mês

pensamento-transversal

Professor mais premiado da história da FGV traz metodologia baseada em neurociência para inovação na prática.

pensamento transversalNos dias 28 e 29 de setembro Vitória receberá o seminário TNT-The New Thinker – que traz com exclusividade o Pensamento Transversal, uma metodologia de inovação que promete levar as pessoas a pensarem não apenas fora da caixa, mas de jogarem a caixa fora! A metodologia é baseada em neurociência e mostra às pessoas o quanto a gente se prende a métodos tradicionais de pensar e o quanto a inovação depende de uma preparação específica. O professor Luciano Salamacha, eleito sete vezes consecutivas o melhor professor da área de Estratégia da Fundação Getúlio Vargas, ensina como as pessoas e as equipes podem se preparar para este salto na carreira e na vida. O treinamento é extremamente prático com aplicação simples no cotidiano. É sob medida para colocar equipes e profissionais em outro nível de pensamento e promover as transformações em seus projetos pessoais ou profissionais. “Entender o conceito é fundamental, mas colocá-lo em prática pode ser a diferença entre sobreviver e crescer exponencialmente, por isso a importância do treinamento”, diz o professor Salamacha. “Tenho auxiliado muitas empresas a dar guinadas na maneira que a equipe vinha encarando o negócio.”

A aplicação do método serve para todos os departamentos, não só para quem precisa vender ou criar. As atividades meio também são muito beneficiadas, já que financeiro, RH, jurídico, produção, compras ou departamentos técnicos precisam melhorar a performance a partir de novos comportamentos.  “Definitivamente é possível mudar a maneira de pensar de qualquer profissional.”

O Pensamento Transversal vem sendo aplicado pelo professor Luciano Salamacha em multinacionais, start ups e em pequenos ou grandes negócios familiares.  O método é uma evolução do Pensamento Lateral, do psicólogo inglês Edward de Bono, e propõe cinco princípios e quatro passos simples para alcançar um resultado surpreendente em qualquer projeto pessoal ou profissional. A proposta básica é sair do campo das ideias comuns, aquele caminho naturalmente trilhado por 99% das pessoas. Para isso é preciso construir um processo de ruptura com o senso comum e aprender a pensar. “Pensamos intuitivamente e quase nunca nos preocupamos em pensar melhor. Assim como podemos correr melhor ou escrever melhor a partir de técnicas ensinadas por profissionais de cada área, também podemos pensar melhor, de maneira estratégica, criativa e inovadora”, afirma Salamacha.

O método de Pensamento Transversal se contrapõe ao pensamento vertical, aquele linear ao qual nos acostumamos no dia a dia. No Pensamento Transversal a busca é por alternativas aos “padrões de pensamentos”, às soluções já testadas e reconhecidas, ao sistema binário de certo ou errado. Para que surja algo realmente novo é necessário, segundo o autor, abrir mão de estar sempre certo. Aliás, os erros são trampolim para se chegar a uma alternativa inusitada, surpreendentemente criativa.  A metodologia pode ser aplicada a qualquer situação em que se busque um ganho, uma resolução ou uma perspectiva revigorada.

Luciano Salamacha - Pensamento Transversal“Transversalizar um problema é encontrar um ponto de ruptura, é criar um movimento prático radical que aplaca uma dor de uma forma jamais vista.” (Luciano Salamacha)

Uma ideia é só uma ideia.  Imagine quantas possibilidades existem em torno de um problema! Por isso é preciso reestruturar o que já existe para olhar pontos não percebidos.


Resumo da metodologia “Pensamento Transversal”

Comece com a aplicação de cinco princípios:

  • Não perca energia discutindo o que já aconteceu
  • Não lute contra uma tendência inevitável
  • Não sofra por antecedência
  • Mantenha seu foco em transformar problemas na busca de resultados
  • Compreenda que as prioridades não são estáticas

 Os 4 passos simples para a construção de um solução inovadora

Passo 1

Qual é o problema?

Esta definição é fundamental para atingir o objetivo. Muitas vezes focamos no problema errado.

Passo 2

Identificar raciocínio lógico vigente

  • Que caminhos as pessoas que lidam com este problema comumente seguem?
  • Que resultado a outra parte espera? / Que resultado a outra parte acha que eu espero?

Passo 3

Avalie as alternativas e questione:

O que pode surpreender a outra parte?

  • Que vantagens não percebemos na lógica comum?

Passo 4

Avalie os impactos internos

  • O que terei que mudar em meu comportamento?

Clique aqui para mais informações sobre o seminário “TNT-The New Thinker”, que vai ensinar a aplicação prática do Pensamento Transversal.

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Hugo Rodrigues

Sócio fundador da WelcomeGroup, formado em Administração de Empresas, especializado em Marketing e Tecnologia da Informação. Empreendedor e consultor de empresas na área de fidelização e relacionamento com clientes.

%d blogueiros gostam disto: