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Saúde

Os Perigos da Dieta Cetogênica – Saiba agora os riscos

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De acordo com uma nutricionista norte-americana, a  dieta cetogênica deve ser evitada, se voce utiliza-la apenas para perder peso. Sendo uma dieta rica em proteínas, ficou famosa em proporcionar um rápido emagrecimento. Usada sem um critério e acompanhamento, pode causar sérios riscos, pois este plano alimentar é uma terapia para tratar algumas doenças.

Com objetivo de fazer o organismo retornar um estado metabólico particular (semelhante ao estado de jejum), a  dieta cetogênica basicamente se inclina a reduzir drasticamente o consumo de carboidratos.

Alguns especialistas dizem que a dieta cetogênica não deveria ser experimentada sem um conhecimento mais profundo, pois foca no consumo de gorduras, ao contrário de outras dietas hiperprotéicas (que se concentram nas proteínas). As gorduras fornecem até 9% das calorias do dia a dia.

“A  dieta cetogênica é utilizada principalmente para reduzir a frequência de convulsões em crianças”, alerta a nutricionista Kathy McManus, diretora do Departamento de Nutrição da Brigham e do Hospital da Mulher de Harvard.

Como funciona e o que se come na dieta cetogênica

Nosso fígado produz, a partir da gordura armazenada, os corpos cetônicos, um tipo de combustível  diferente, o qual a dieta cetogênica “força” o corpo utilizar, ao invés de depender da ingestão do açúcar (glicose) derivado de carboidratos (grãos, legumes, verduras e frutas).

Para o metabolismo atingir o estado de cetose, é preciso atingir na ingestão diaria menos de de 20 a 50 gramas de carboidratos por dia, sendo o restante do tempo apenas o consumo de gordura. Para exemplificar, podemos citar uma dieta de cerca de 2 mil calorias diárias, que inclua 165 gramas de gordura, 75 gramas de proteína e apenas 40 gramas de carboidratos.

Na questão das gorduras, a dieta cetogênica permite na alimentação diária algumas gorduras insaturadas “boas” como nozes, amêndoas, azeite de oliva, mas também abacate e tofu. Mas o problema é que o consumo de gorduras saturadas de óleos (palma, coco), banha, manteiga e manteiga de cacau é encorajado em grandes quantidades.

Dieta CetogênicaQuanto às proteínas, muitas vezes não há distinção entre proteínas magras, chamadas “nobres”, e proteínas com um teor muito alto de gorduras saturadas, como as da carne vermelha, que são proibidas assim como todos os carboidratos, incluindo massas, frutas e legumes (verduras permitidas são por exemplo a couve de bruxelas, aspargos, pimentões, cebolas, alho, cogumelos, pepino, abobrinha, aipo, couve-flor e brócolis).

A dieta cetogênica, todos os riscos

A dieta cetogênica tem vários riscos se feita sem orientação e acompanhamento com especialistas. Na lista dos riscos é a presença excessiva de gorduras saturadas. Kathy McManus recomenda manter as gorduras saturadas em não mais de 7% das calorias diárias, devido à ligação delas com doenças cardíacas.

Outros riscos potenciais incluem:

  • deficiência nutricional: se uma variedade razoável de vegetais, frutas e grãos não for consumida, pode haver um risco de deficiência de micronutrientes, incluindo selênio, magnésio, fósforo e vitaminas B e C.
  • problemas do fígado: com tanta gordura a ser metabolizada, a dieta pode piorar a saúde do fígado
  • problemas renais: os rins ajudam a metabolizar as proteínas e a dieta cetogênica pode sobrecarregá-los (a dose atual recomendada de proteínas é, em média, 46 gramas por dia para mulheres e 56 gramas para homens)
  • constipação: a dieta cetogênica é pobre em alimentos fibrosos, como cereais e leguminosas
  • mente cansada e alterações de humor: o cérebro precisa de açúcares de carboidratos saudáveis para funcionar, dietas com pouco carboidrato podem causar confusão e irritabilidade

Portanto a dica é procurar um especialista para realizar o acompanhamento do uso da dieta cetogênica, com a finalidade de anular todos os riscos e atingir seu objetivo de forma saudável e segura.


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Câncer de mamaDra Keila Motta

Médica pós graduada em Endocrinologia, Medicina Ortomolecular e Ciência da Longevidade Humana.

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Keila Motta

Médica pós graduada em Endocrinologia, Medicina Ortomolecular e Ciência da Longevidade Humana.

1 Comentários

  1. Keila Motta
    1 de dezembro de 2018 Em 2:17 pm

    […] longo de minha vida, muitas dietas surgiram e desapareceram. Alimentos que eram considerados bons, se tornaram vilões e vice versa. Como […]

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