fbpx
Cliente Brasil

Negociação de Dívidas Bancárias: Como fazer?

negociacao-de-dividas

Ao longo de quase três décadas de experiência em Negociação de Dívidas bancárias, posso afirmar categoricamente que falta um diálogo mais eficaz e desarmado entre credor (Banco) e devedor (Cliente), para se chegar a uma solução viável e factível entre as partes.

Partimos da premissa que o credor quer receber e o devedor quer pagar, todavia, essa relação sofre interferências de toda ordem.

Credor x Devedor

Características em geral do devedor: a falta de habilidade e conhecimento negocial, a sua hipossuficiência em relação ao credor, seu estado emocional, a sua inércia quanto ao enfrentamento do problema, etc.

Pelo credor, observa-se como característica central: a apatia quanto à inadimplência, a sensação de que é somente “mais um caso”, e por vezes o interlocutor do credor está envolvido pessoalmente e emocionalmente, pois foi ele quem concedeu o crédito e se sente “traído” pelo cliente.

Possibilidades de Negociação

Negociação de DívidaMuitos bancos disponibilizam canais virtuais para viabilizar a negociação de dívidas, porém, esse procedimento é mais recomendável aos casos de pequena monta, de menor complexidade, sendo imprescindível uma negociação de forma pessoal para os casos mais complexos e de valores representativos.

Assim, muitos dos casos que poderiam ser resolvidos por via extrajudicial (negocial) chegam aos Tribunais, onerando as partes, e assolando, ainda mais, o nosso sistema judicial, fazendo com que essa relação, agora mais deteriorada, se perpetue sem data para acabar.

Procure uma assistência de especialista na Negociação de Dívidas

Negociação de DívidaTodavia, qualquer que seja a via escolhida para se buscar a solução da inadimplência, é importante e fundamental a assistência de um advogado expert na área, para garantir um eventual acordo mais equilibrado e racional, protegendo a parte mais frágil nessa relação, o Devedor.

Nas próximas semanas tentarei trazer algumas dicas úteis aqui para os que se interessam sobre o tema.

Abraço!

Veja aqui mais artigos do Cliente Brasil


Hugo Gaspar

Advogado no escritório João Alexandre de Vasconcellos Advogados Associados, especialista em Relações de Consumo e Direito bancário.

Colaborador do site: clientebrasil.com.br

hugogaspar@javadvogados.com

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Karina Santos

Assistente de Jornalismo - WelcomePlanet