Beleza e Estética, Destaque

Cosméticos: Uso, Armazenamento e Descarte

cosmeticos-uso-armazenamento-descarte

Os cosméticos estão presentes no cotidiano de milhões de pessoas, sobretudo no dos brasileiros. Essa categoria reúne produtos como maquiagens, cremes de pele, perfumes, e itens de higiene pessoal. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em 2017, o Brasil foi o quarto maior mercado desse setor a nível mundial.

Pensando nisso, reunimos dúvidas comuns que existem quanto ao uso, armazenamento e descarte de cosméticos e conversamos com especialistas para respondê-las.

Posso usar o produto após o vencimento?

A dermatologista Lívia Borges, da Clínica Santé Vitória, explica que um produto que tenha passado um dia ou dois da validade até pode ser utilizado. Mas itens que já estejam vencidos há um mês ou mais devem ser descartados. Além disso, deve ser verificada  a forma de armazenamento. É que como o Brasil é um país muito quente, dependendo da maneira como forem armazenados na sua casa, os produtos podem vencer antes do previsto, como ficar exposto ao sol, por exemplo. “Alterações de cheiro, de cor e de textura caracterizam que os produtos estão impróprios para uso”, explica Lívia, que alerta ainda que sendo percebidas essas alterações o descarte é obrigatório.

Como é estipulada a data de validade?

O prazo de validade é determinado pela empresa responsável pelo produto após a realização do estudo de estabilidade. Segundo a Anvisa no estudo de estabilidade, os produtos são  colocados em diferentes condições de temperatura e umidade e tanto a segurança quanto a eficácia são analisadas. Desta forma, o uso fora do prazo de validade pode interferir na segurança e na eficácia do produto. Isso quer dizer que a data estipulada é uma margem de segurança, dentro da qual o fabricante garante que fatores como tempo, umidade, temperatura, luz e oxigênio ainda não interferiram na química do produto, tornando o uso mais seguro.

Quais os riscos de usar um produto vencido?

A farmacêutica Raigna Vasconcelos explica que cosméticos fora da validade favorecem o desencadeamento de alergias porque com o tempo ocorrem alterações das moléculas da composição. Esses componentes oxidados podem causar irritações. Além disso, há risco de infecção bacteriana e fúngica por contaminação do cosmético exposto ao ambiente.

E as maquiagens têm validade?

Segundo a dra Lívia todo produto tem validade. Mesmo que muitas maquiagens não venham com a data escrita em suas embalagens, elas devem ser descartadas após um período. A recomendação geral é de que os itens líquidos, como bases, máscara de cílios e delineadores sejam utilizados durante, no máximo, 12 meses. Já as maquiagens sólidas como sombras, batons e pó compacto podem ser usadas por até 2 anos.

O que são produtos orgânicos?

Produtos orgânicos são aqueles que têm, no mínimo, 95% de matéria-prima orgânica. Por isso, no caso de pessoas que costumam ter mais alergias, estes são mais indicados. “Cuidado para não confundir com maquiagens veganas: essa é uma outra categoria, que abrange itens produzidos sem nenhum ingrediente de origem animal e sem testes em animais.” Lembrou a farmacêutica Raigna.

E onde eu posso descartar meus cosméticos?

Diversas marcas como a MAC, a L’Occitane en Provance, e a Lush trabalham com a reciclagem ou refil de embalagens. Quando esse é o caso, o ideal (e o mais prático) é levar as embalagens até as lojas, que sabem exatamente o que deve ser feito com o produto vencido. Mas, caso essa não seja uma opção, o recomendado é que conteúdo da embalagem seja descartado em um lixo orgânico. Em seguida, deve-se limpar a embalagem (com água quente ou com um pedaço de papel) e entregá-las para a reciclagem. O que não deve ser feito é jogar o produto na pia, pois existe o risco de contaminação da água.


cosméticos


Colaboração: Elo Comunicação

Veja aqui mais matérias da seção saúde


0 Comentários
Compartilhe

Elayne Borel

Socia proprietária da WelcomeGroup e responsavel pelo grupo Mulheres de Negócios ES

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.