Cliente Brasil

Como economizar em suas despesas mensais

despesas-mensais

Todos nós temos pequenas despesas mensais que pensamos ser insignificantes, mas que somadas a médio e longo prazo pode ser de valor bem considerável no orçamento familiar. São despesas como tarifas bancárias, assinatura de internet, tv por assinatura, taxas de telefonia, enfim, pequenas despesas individuais que vão se somando e acumulando.

A dica  para economizar é revisar periodicamente todas essas despesas, verificando:

  • Quanto você está pagando por cada uma destas despesas?
  • Por quais serviços exatamente você paga?
  • Quem entra hoje no mesmo plano que o seu vai pagar menos ou mais do que você que já é cliente?
  • Seu tempo de fidelidade a uma determinada empresa vale alguma coisa?
  • Esse serviço contrato é realmente relevante? Existe algo atualmente que pode substitui-lo ?

despesas mensaisRevisar, entender e negociar os serviços que pagamos de forma rotineira é meio óbvio, mas infelizmente a maioria das pessoas não faz. Contrata no passado, liga o piloto automático e todo mês vem aquele débito na conta bancária, aumentando cada vez mais nossas despesas mensais.

Propositalmente, a própria organização dos serviços, promoções, fidelizações, nomenclaturas técnicas, combos e pacotes de algumas empresas é feita para que a maioria dos consumidores não entenda.

Empresas que possuem milhões de clientes costumam oferecer descontos inacreditáveis para não perderem “market share”. Chamam isso de retenção. Sendo empresa ou seja pessoa física, vale a pena discutir esta relação de vez em quando.

Como exemplo, uma cliente de telefonia recentemente reduziu sua despesa de telefone de mais de R$ 180,00 mensais com uma operadora, apenas com uma simples ligação. Ela entrou em contato e disse que não queria mais o combo pois não usava o serviço de telefonia fixa, pois necessitava apenas do wi-fi em sua residencia e que havia uma empresa que fornecia somente este serviço em sua região. Para não ficar sem a cliente, a operadora baixou o preço mensal do serviço para um pouco menos de R$ 70,00 mensais, valor este que a cliente pagaria para a outra empresa fornecedora do sinal de internet.

As vezes, recorrer a serviços como Reclame Aqui pode ajudar bastante na hora de reduzir suas despesas mensais, caso não consiga negociar diretamente com a empresa fornecedora do serviço. Grande parte dessas empresas prezam bastante por seu nome e estes órgão ajudam a manter uma boa relação com os seus consumidores, uma vez que o alto índice de satisfação de seus clientes pode ser percebido neste sites.


Veja aqui mais artigos do Cliente Brasil


Hugo Gaspar

Advogado no escritório João Alexandre de Vasconcellos Advogados Associados, especialista em Relações de Consumo e Direito bancário.

Colaborador do site: clientebrasil.com.br

hugogaspar@javadvogados.com

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Hugo Gaspar

Advogado no escritório João Alexandre de Vasconcellos Advogados Associados, especialista em Relações de Consumo e Direito bancário.