Comportamento

Técnicas de persuasão: 07 dicas fundamentais

tecnicas-de-persuasao

Em uma negociação de qualquer natureza, existe algumas técnicas de persuasão que poderão lhe ajudar a obter um resultado positivo.

Entre várias técnicas de persuasão existentes, selecionei 07 e estarei listando abaixo. Vale a pena aplica-las e certamente conseguirá bons resultados.

Mentalizar o cenário

Antes de sair de casa, antes de ir no lugar que vai negociar, você precisa visualisar a situação. Imagine-se conversando com esta pessoa, imagine todo o cenário, inclusive a conversa que terá com a outra pessoa. Analise tudo, as possiveis respostas que a pessoa lhe dará. Desta forma voce estará criando um caminho neural para a situação.

Atenção à sua postura

No momento que está indo em direção ao local do encontro, caminhe em passos firmes e largos, corpo ereto, cabeça erguida. Com isso você está preparando seu corpo para o momento da negociação.

Técnicas de persuasão no aperto de mão

Existe várias formas de dar um aperto de mão, conforme a situação esperada. Vou citar 3 delas:

1- Se você vai vender algo para alguém: Coloque sua mão do com o palma voltada para baixo. A mão da outra pessoa estará com a palma da mão voltada para cima, por baixo da sua.

 

 

2- Se vai num encontro de amigos: sua mão reta, de lado, perpendicular ao solo.

3- Se for conquistar uma pessoa (mulher): coloque sua mão com a palma voltada para cima. A mao da outra pessoa estará com a palma da mão voltada para baixo, em cima da sua.

4- Aperto de mão duplo: Este cumprimento tem um poder de fazer com que o cliente sinta-se ainda mais bem-vindo, reconhecido e valorizado.

Siga o ritmo da pessoa

Se a pessoa fala lentamente, siga seu ritmo. Se ela respira mais ofegante, faça da mesma forma, de forma discreta. Aos poucos você vai levando as pessoas ao seu nível, pouco a pouco.

técnicas de persuasãoOlhar entre as sobrancelhas

Ao conversar com a outra pessoa, olhe entre as sobrancelhas da outra pessoa. Fixe seu olhar neste ponto. Converse o tempo todo fixando neste ponto e quando for tirar os olhos, desvie-o na mesma altura, para esquerda ou para direita. Quando for voltar, fixe no mesmo ponto.

Faça uma pausa por 2 segundos

Quando estiver conversando, dê uma paradinha de uns 2 segundos e depois segue falando. Essa paradinha que você vai dar entre as frases vai fazer com que a outra pessoa não se canse da conversa e se mantenha atenta ao que vai dizer.

Termine a conversa sempre com 2 opções

Quando tiver negociando algo com alguém, sempre termine com 2 opções. Nunca termine com uma opção só. Desta forma você estará inconscientemente condicionando a outra pessoa a tomar uma decisão que de qualquer forma será positiva para você.

Exemplo:

  • Negociando com seu filho a escovar os dentes:

“Filho, voce quer escovar os dentes agora ou daqui a cinco minutos?” 

  • Marcando um encontro com alguem:

“Amiga, você quer sair na sexta ou no sábado?”

  • Vendendo algo para alguem:

“Voce prefere pagar a vista ou parcelado?”


Até a próxima !!

Influenciar PessoasHugo Rodrigues

Diretor Geral da WelcomeGroup

www.hugorodrigues.net.br

https://www.facebook.com/hugorodrigues.welcomegroup

Instagram.com/hugh_rodrigues

 

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Hugo Rodrigues

Sócio fundador da WelcomeGroup, formado em Administração de Empresas, especializado em Marketing e Tecnologia da Informação. Empreendedor e consultor de empresas na área de fidelização e relacionamento com clientes.