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Google ou Facebook – Onde devo anunciar?

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Quando se trata de negócios, você precisa decidir qual a melhor plataforma a ser adotada para anunciar sua empresa, seus produtos ou serviços. Algumas são melhores para o consumidor e outras são melhores para sua empresa. Neste artigo, irei relatar a diferença entre os anúncios do Google e Facebook e o que cada um promete realizar.

Esta é uma versão particular, minha opinião referente a esses dois monstros do mundo digital atual. Neste artigo irei abordar as seguintes questões:

1- Principais diferenças entre Google e Facebook;

2- Vantagens e desvantagens;

3- Considerações;

4- Minha conclusão;

Principais Diferenças entre o Google e Facebook

 Uma das diferenças principais entre os dois você pode observar no quadro abaixo.

Google e Facebook

Imagem relacionadaEsta é a grande chave para entendermos a diferença entre os dois. Em outras palavras, o facebook vai a caça de seus clientes, ele vai atrás de os clientes com o perfil de seu produto ou serviço.

Imagem relacionadaO outro é o oposto, ou seja, o Google coloca “armadilhas” (no bom sentido) para atrair os clientes para comprarem seus produtos ou serviços.

Muitas das vezes as pessoas ficam frustadas com o resultado das suas campanhas pois tratam o Facebook como Google. E isso não funciona. O facebook é como se fosse um auto falante, ele propaga o que sua empresa faz ou vende. É puro marketing.

Já o Google é seu vendedor, ele vende seus produtos. Esse é o grande ponto que as pessoas precisam entender para traçar suas estratégias. Geralmente as pessoas não distinguem essa diferença e seus objetivos não são atingidos.

Realizar Vendas é para quem precisa ter dinheiro em seu caixa a curto prazo. Marketing é para quem tem tempo para ter dinheiro em caixa. Isso faz sentido para você? Consegue entender a diferença?

Imagem relacionadaA diferença entre google e facebook é ainda mais clara quando entendemos que através do facebook temos a capacidade de atingir um público altamente segmentado. O facebook coleta informações bem especificas de pessoas e usa isso a seu favor para oferecer seus serviços.

Nunca antes na história uma empresa realizou uma coleta de dados tão bem feita.

Há muitos anos, os cartões de crédito utilizavam seu banco de dados de consumo de seus clientes para ganharem dinheiro. Eles sabiam o que seus clientes compravam, seus hábitos de consumo, quanto seus clientes gastavam, seu potencial de compra e vendiam essas informações para outras empresas.

O facebook faz isso com excelência. Ele sabe sobre nós muito mais que qualquer outra empresa possa saber, talvez até melhor que nós mesmos. Ele tem mais de 1400 pontos de informação das pessoas. Cabe a nós, empresários ou profissionais de marketing, levarmos altamente em consideração as ferramentas do facebook para atingirmos um público bem especifico.

Resultado de imagem para segmentar clientePodemos criar uma campanha de um produto para ser visto por homens, acima de 25 anos, solteiros, que morem em determinada região, que torcem pelo flamengo e estudam em determinada faculdade. Isso porque meu produto tem como potencial cliente esse tipo de público, mas isso não quer dizer que ao ver a campanha esse determinado público queira comprar de imediato, mas pelo menos saberão que sua empresa ou seu produto/serviço existe.

Resultado de imagem para busca googleEm outra mão, o Google é tudo isso, mas através de palavras chaves. Podemos atingir nosso público através de tipos de palavras ou frases chaves específicas. Desta forma, teremos um determinado tipo de pessoas vindo até nós. Com isso, a intenção do cliente querer comprar é enorme através do google.

Mais uma vez essa é a grande diferença entre google e facebook. As pessoas vão até o google muitas vezes para comprar um produto ou serviço específico e fazem buscas sobre isso.

Quantas vezes você foi até o facebook com intenção de comprar um produto ou serviço? Eu posso apostar que raramente você faz isso. Agora, quantas vezes você foi ao google para procurar sobre um produto ou serviço específico com a intenção de comprar?

Imagem relacionadaNós não vamos ao facebook para comprar coisas. Nós vamos ao facebook para ver fotos, para ver o que nossos amigos estão fazendo, onde eles estão, ou seja, praticamente bisbilhotar a vida das pessoas. Isso não quer dizer que não compramos algo através do facebook, mas não é a intenção das pessoas entraram para comprar.

Resultado de imagem para comprarO contrário é verdadeiro no Google. A intenção é muito clara. As pessoas vão até o Google para procurar por alguma coisa. Se você quiser encontrar um chaveiro, você vai até o google, digita a palavra “Chaveiro em Vitória”. Vai aparecer algumas opções e você irá escolher um entre tantos. E possivelmente clicará no link que levará à página do facebook deste chaveiro, contendo seu telefone ou alguma outra forma de contato.

Pilares do facebook e Google

Os pilares do facebook são principalmente a localização e comportamento das pessoas. O comportamento é o maior desses pilares. Baseado no comportamento, nas coisas que as pessoas fazem e gostam, os produtos ou serviços certos podem chegar na frente dessas pessoas.

Os pilares do Google são principalmente as palavras chaves e localização. Ao fazer uma busca através de uma determinada palavra ou frase de determinados produtos ou serviços, ele apresenta opções próximas a você.

Alguns números do Google e Facebook

Facebook tem 2 bilhões de pessoas utilizando seus serviços. Ele detém 91,4% de todo trafego das redes sociais existentes no mundo. Outras redes nem chegam perto, nem mesmo o popular instagram.

O google tem 2,3 milhões de buscas sendo feitas a todo minuto e detém 81% de todo Market share mundial. O segundo colocado é o Bing da Microsoft, com 7%, mesmo assim por causa que esse buscador já vem instalado como padrão de seus produtos.

Ou seja… é google, facebook e depois então o resto. Para uma campanha eficiente, é necessário olhar para esses dois gigantes de forma considerável.

Anunciar em outras plataformas

Muitas pessoas gostam de outras plataformas como instagram. Podem perguntar: Por que não anunciar nela? Eu digo: ok, vale a pena sim, se tiver um bom orçamento e fazer uma campanha bem afinada. O número de seus seguidores não quer dizer muita coisa, pois quando se faz uma campanha para ser veiculada no instagram, deve levar em consideração principalmente o comportamento das pessoas que receberão o anuncio em sua tela. E onde se cria essa campanha? Uma campanha bem feita deve ser configurada no Facebook Business ou Gerenciador de Anúncios do Facebook. É lá que são feitos todos os ajustes e configuração de público certo, horários, definição de orçamento, entre outros.

Estamos no final de 2018 e indo para 2019 e provavelmente estes 02 gigantes como o Google e Facebook irão continuar dominando o mercado. Não é muito prudente ignorar essa realidade.

Custos para Anunciar

Ambos tem o CPC (custo por click) como parâmetros de referência.

No facebook, a média do CPC fica menos de R$ 4,00. Este valor é muito menor que o custo médio por click do Google. O CPC médio do google pode chegar até a R$ 20. Em algumas campanhas específicas, o CPC do google pode chegar a R$ 200 ou seja, uma empresa pode pagar até R$ 200 (duzentos reais) por um simples clique em seu anuncio.

Neste momento, final de 2018, Google é desproporcionalmente mais caro comparado ao Facebook que por sua vez é desproporcionalmente mais barato.

Isso não tem nada a ver em relação a vendas diretas, como acontece no google. Mas em apenas em comparação a gastos, o Facebook é significativamente mais barato para conseguir clientes em potencial.

Vantagens e Desvantagens do Google e Facebook

Vantagens do Facebook

Uma das grandes vantagens do facebook é a capacidade de segmentação de público.

É fantástico a maneira que podemos segmentar e atingir um público especifico. Nenhuma empresa conseguiu fazer isso antes. Há alguns anos atrás, não tínhamos uma ferramenta capaz de mostrar nossa empresa, nossos produtos ou serviços para um público especifico. As campanhas em TV, Rádio, revistas, etc…, eram e são ainda feitas para uma massa. Não escolhemos quem vai ou não vai ver o anuncio. Simplesmente é exibido e quem estiver na frente (ou perto) pode ver ou ouvir (ou não). O investimento é baseado em CPM (custo por mil pessoas).

Resultado de imagem para anuncio facebook exemploCom o facebook podemos direcionar campanhas para quem realmente desejamos atingir. Seja baseados em sexo, idade, área geográfica, interesses, comportamentos, etc… O resultado das campanhas é em médio a longo prazo.

Outra grande vantagem é o custo. É muito mais barato fazer uma campanha no Facebook. Podemos fazer uma campanha com apenas R$ 5,00 por dia (ou até menos) e dar um retorno bem maior que esse investimento.

Desvantagens do Facebook

Uma coisa que deve ser levada em consideração em relação ao facebook, é que as pessoas não entram com intenção de comprar algum produto ou serviço. Elas querem ver fotos de animais, de pessoas, ver alguns vídeos, saber da vida alheia. Elas querem saber quem fez o que, quem está namorando quem, quem foi em algum lugar, coisas assim.

A taxa de retorno dos cliques  (CTR) no facebook é menos que 1%.

Vantagens para o Google

O google já nos proporciona um dinheiro em caixa a curto prazo. São resultado imediatos. As campanhas feitas no google realmente dão resultado.

A questão é: O quanto você está está disposto a investir para obter um resultado que satisfaça a sua necessidade atual? Geralmente uma campanha bem feita no google, retorna o dobro do valor investido.

Desvantagens do Google

Resultado de imagem para anuncio googleO Google pode proporcionar um público desqualificado para seu produto ou serviço. São pessoas que buscam por algum tipo de produto, chegam até sua empresa, mas eles não são o publico alvo correto e acabam não comprando.

Outro ponto negativo do Google é que o percentual de cliques, ou taxa de cliques (CTR) é muito baixo, em torno de 3%. As pessoas tem a tendência em evitar anúncios pagos. Eles preferem clicar em links que não são patrocinados.

Considerações

Resultado de imagem para curva de aprendizadoFazer uma campanha no google e facebook não é uma tarefa fácil. Não se aprende da noite para o dia. É uma curva de aprendizado bastante íngreme. Deve reservar um tempo para aprender como fazer uma campanha.

Não é uma tarefa fácil criar uma campanha bem sucedida. O aprendizado vem com o tempo, com as experiências.

Se você realmente acredita que o Facebook e Google são ótimas ferramentas, você precisa também entender que vai gastar um tempo para aprender a trabalhar com eles.

Você pode escolher: vou dedicar um tempo para aprender e fazer ou vou contratar alguém para fazer para mim?

Existem milhares de pessoas que vendem seus serviços para fazer uma campanha no google e ou facebook. Infelizmente muitas dessas pessoas ou empresas fazem falsas promessas de bons resultados. Porem existem muitas que realmente alcançam excelentes resultados.

Caso vá contratar alguém, analise suas experiências anteriores. Converse com as pessoas que contrataram seus serviços.

Minha conclusão: Facebook ou Google?

Facebook é para levar consciência, experiência de marca, é uma relação de empresa com cliente, é puro marketing. Fazer campanha no facebook não é colocar dinheiro em caixa a curto prazo.

Imagem relacionadaFacebook deve ser visto como investimento de longo prazo. Todo marketing é longo prazo. Não existe um plano de marketing eficaz a curto prazo. Existe etapas a serem ultrapassadas. Claro que existem exceções, mas não acontecem a todo momento. Não é para toda empresa ou todo produto uma campanha eficaz a curto prazo. Isso deve ser bem entendido.

Resultado de imagem para dinheiro no computadorSe você precisa vender rápido, faça uma boa campanha utilizando o Google. Google é curto prazo, conforme já foi dito anteriormente.

Voce precisar ser claro em seus objetivos para realizar uma campanha, seja no google ou no facebook. Mas qual devemos escolher? Qual devemos fazer nossas campanhas?

Na minha opinião, em ambos. Ao entender as características de cada um, saber como cada um funciona, devemos realizar campanhas distintas para o mesmo objetivo: vender nossos produtos ou serviços para pessoas certas.


Até a próxima !!

Influenciar PessoasHugo Rodrigues

Diretor Geral da WelcomeGroup

https://www.facebook.com/hugorodrigues.welcomegroup

Instagram.com/hugh_rodrigues


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Hugo Rodrigues

Sócio fundador da WelcomeGroup, formado em Administração de Empresas, especializado em Marketing e Tecnologia da Informação. Empreendedor e consultor de empresas na área de fidelização e relacionamento com clientes.