fbpx
Destaque, Saúde

Alterações Fisiológicas Relacionadas à Obesidade

alteracoes-fisiologicas-e-obsesidade

Durante o tratamento da obesidade ou sobre peso, é muito comum aqueles momentos onde a pessoa “pára de emagrecer”. Ela está num esforço enorme para diminuir a comida, está fazendo muitas restrições alimentares, está praticando atividade física pelo menos 3 vezes por semana (sem vontade), está adquirindo hábitos de beber água (forçando), perdendo vida social e etc. Mas mesmo assim, ela pára de emagrecer, como se estagnasse. Iniciou bem, perdeu alguns quilos, mas parou. E isso vai causado frustrações, desanimo e na maioria das vezes a pessoa desiste de emagrecer sem a mínima idéia de que tudo isso possa ter ocorrido por algumas alterações fisiológicas.

É importante o auto-conhecimento para ter sucesso no processo de emagrecer. Na verdade auto conhecimento é fundamental para tudo. Vou falar sobre conhecer e acompanhar algumas alterações fisiológicas que explicam, em sua maioria, o porquê a pessoa pára de emagrecer.

Alterações Fisiológicas x Alterações Hormonais

Muitas vezes as alterações fisiológicas sao decorrentes das alterações hormonais. Hormônios como o Cortisol, por exemplo, diretamente ligado a obesidade quando o mesmo está alterado. Sua secreção acontece principalmente na região visceral, onde se encontra maiores receptores. Sua produção acontece muito devido ao estresse da pessoa. Mesmo sem comer exageradamente, o estresse causa o desequilíbrio desse hormônio facilitando a obesidade. Doenças como Síndrome de Cusching, também aumentam muito a secreção do cortisol, favorecendo a obesidade.

Outro hormônio que alterado influencia à obesidade é a Tireoide, o famoso T3 e T4. Quando estão desregulado, aumenta sua secreção e isso culmina na redução do gasto energético. Se não há gasto energético, a balança fica desfavorável e acumula gordura.

E tem ainda a alteração da Leptina, ocorrida quando a pessoa tem muito tecido adiposo, isso causa uma resistência a ação da Leptina causando a sensação de fome constante.

Então, antes de se frustrar por não ter conseguido emagrecer com dieta ou outro meio, verifique esses hormônios, caso estejam desequilibrados, trate isso primeiro e o emagrecimento acontecerá.

alterações fisiológicasCibelly Camena

Socia proprietária – Emagrecentro

https://www.facebook.com/emagrecentrovilavelha/

(27) 3329-3301

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Cibelly Camena

%d blogueiros gostam disto: