fbpx
Circuito

Shopping Jardins irá celebrar hoje (28), o maior evento simultâneo de cinema o Dia Internacional da Animação (DIA)

shopping-jardins-ira-celebrar-hoje-28-o-maior-evento-simultaneo-de-cinema-o-dia-internacional-da-animacao-dia

A sessão gratuita de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais será realizada no Cine Jardins, a partir das 19h30.

 

Mais uma vez a capital dos capixabas se juntará a cidades de todo o mundo para comemorar o Dia Internacional da Animação (DIA). A exibição simultânea de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais será realizada no dia 28 de Outubro, às 19h30, no Cine Jardins, em Jardim da Penha, com entrada franca. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e, em Vitória, conta com a parceria do Instituto Marlin Azul desde 2009.

Cento e cinquenta cidades de todas as regiões do país participarão da comemoração. A programação oficial da décima sexta edição apresentará a Mostra Nacional (uma hora de curtas-metragens brasileiros) e a Mostra Internacional (uma hora de curtas-metragens estrangeiros).

Para abrir a Mostra Nacional, a programação local irá apresentar as duas animações capixabas que concorreram ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro: Sobre a Gente, do Projeto Animação/Instituto Marlin Azul, e Rock’N Sprok”, da série Irmão de Jorel, criada e dirigida por Juliano Enrico.

Na sequência será exibido um trecho do longa-metragem Boi Aruá, de 1984, dirigido por Chico Liberato, artista plástico e cineasta de Salvador, um dos pioneiros do cinema de animação nacional. O filme é baseado no livro “O Boi Aruá” de Luís Jardim e apresenta uma estética inspirada na xilogravura de literatura de cordel ao contar a história de um fazendeiro cujo poder é desafiado sete vezes pela extraordinária aparição de um boi misterioso, o Boi Aruá. A produção é inteiramente artesanal, feita a partir de 25 mil desenhos sobre papel. Boi Aruá foi premiado pela UNESCO como Referência de Valores Culturais para Infância e Juventude.

A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris, na França. Inspirada nesse fato, em 2002, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países, como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, que também celebram a data.

O DIA tem por objetivos difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos, despertar o interesse do público, propiciar o intercâmbio entre filmes nacionais e estrangeiros e divulgar os filmes nacionais no exterior. O evento também gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Endereço: Shopping Jardins – Rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, nº 262, Jardim da Penha, Vitória.

 

 

PROGRAMAÇÃO

28 DE OUTUBRO (Segunda-Feira)

Cine Jardins –  Jardim da Penha (Vitória – ES)

19h30

Entrada Franca

 

MOSTRA NACIONAL

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos

 

SOBRE A GENTE

Direção: Alunos do Projeto Animação (Vitória ES)

2017 Animação com areia, luz, carvão, desenho em papel, pintura, massinha, stopmotion 7

Sinopse: Crianças e adolescentes contam histórias e falam de suas memórias, desejos, sonhos e projeções.

 

ROCKN SPROK (DA SÉRIE IRMÃO DO JOREL)

Direção: Juliano Enrico

2019 2D 1111’’

Sinopse: Seu Edson decide ir ao festival de rock da marca Sprok porque sua banda favorita vai ser a atração principal. É o 26º e último episódio da terceira temporada da série Irmão do Jorel.

 

BOI ARUÁ

Direção: Chico Liberato

1984 – 2D – Trecho: 1’20’’

Sinopse: Inspirada no imaginário nordestino, a animação conta a história de um fazendeiro arrogante e egoísta que fica obcecado com a figura misteriosa de um enorme boi negro que, além de zombar dele, parece desafiá-lo. Inúmeras vezes, o fazendeiro tenta capturá-lo, mas falha, fazendo com que se sinta cada vez mais humilhado.

 

 

ALMOFADA DE PENAS

Direção: Joseph Specker Nys

2018 – Stopmotion/Puppets – 12’17’’

Sinopse: Logo após sua lua de mel, Alicia contrai uma doença inexplicável, enquanto seu marido Jordão presencia tudo de modo indiferente. Algo oculto a está enlouquecendo. A doença faz a jovem mulher mesclar a realidade com alucinações monstruosas.

 

LINHA

Direção: Francisco Lira

2018 – Tradigital (com uso de rotoscopia) – 3’12’’

Sinopse: Dois homens de uma mesma comunidade saem para trabalhar e suas vidas se cruzam de uma forma inesperada.

 

YARI

Direção: Breno Rohr

2018 – 2D tradicional/digital – 3’56’’

Sinopse: Após uma emboscada, a guerreira Yari lamenta seu fracasso na proteção de sua amiga. Um espírito maligno aparece para roubar o que sobrou da batalha, e Yari terá que lutar mais uma vez.

 

POÉTICA DE BARRO

Direção: Giuliana Danza

2019 – Stopmotion – 6’12’’

Sinopse: O curta-metragem Poética de Barro, animado em stopmotion com argilas do Vale das Viúvas de Maridos Vivos (Jequitinhonha), baseado no trabalho de ceramistas mineiras e com trilha original composta por instrumentos de cerâmica, retrata a saga de uma pequena criatura, que precisa sobreviver às vicissitudes da vida. Se todas as barreiras serão transpostas, apenas assistindo para descobrir.

 

CONTOS INCONTADOS: CINDERELA

Direção: Fernando Ferreira Garróz

2015 – 2D – 1’25’’

Sinopse: A história da Cinderela numa versão não contada. Vinhetinha animada voltada para crianças e público em geral.

 

 

VAI VER

Direção: Diego Souza

2018 – Digital – 3’58’’

Sinopse: Longe de casa, um homem decide voltar e se fazer presente.

 

SANGRO

Direção: Tiago Minamisawa, Bruno H. Castro e Guto BR

2019 – 2D tradicional, 2D digital, Stopmotion – 7’15’’

Sinopse: Inspirado em uma história real, “Sangro” é a confissão intima de uma pessoa que vive com HIV. Turbilhão de sentimentos. As primeiras sensações. Um filme em animação que busca desmistificar questões que sobrevivem até hoje no imaginário social em relação ao vírus.

 

 

APNEIA

Direção: Carol Sakura e Walkir Fernandes

2018 – Stopmotion/Puppets – 12’17’’

Sinopse:  Muriel não sabia nadar, tinha tanto medo. Um medo que ecoava a distância de sua mãe e trazia à tona os pavores e monstros da infância. Mergulhada em si mesma, ela busca agora a voz e o ar que sempre lhe faltou como menina e mulher.

 

MOSTRA INTERNACIONAL

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos

 

INVASION VERDE

Direção: Gonzalo Rimoldi

2018 – 2D – 12’05’’ (Argentina)

Sinopse: Um fazendeiro enfrenta os resultados abomináveis do abuso de agroquímicos em seus vegetais e a intervenção de grandes forças. A Invasão Verde, curta-metragem de ficção científica com importante carga ambiental, mostra, em tom bem-humorado, os perigos do uso de agroquímicos. É uma escalada delirante de piadas, com frutas e legumes gigantes que dominam o mundo, tudo isso narrado com dinamismo impecável, que faz voar seu voo de 13 minutos.

 

THE BOY WHO WANTED TO BE A LION

Direção: Alois Di Leo

2010 – 2D/Colorização digital – 8’25’’ (Reino Unido)

Sinopse: Max é um garoto surdo de sete anos crescendo em 1960. Um dia num passeio da escola eles vão para o zoológico onde ele vê um leão pela primeira vez. Um sentimento começa a crescer dentro dele que mudará a sua vida para sempre.

 

AHI VIENE EL AVIONCITO

Direção: Nicolás G. Sole a.k.a. PIGRO

2017 – 2D tradicional e animação digital – 3’45’’ (Argentina)

Sinopse: A avó brinca de aviãozinho na tentativa de fazer com que seu neto coma. Enquanto a criança está envolvida na fantasia, a brincadeira não tem sucesso e acaba tendo consequências inesperadas para os passageiros do avião imaginário.

 

FUNERAL

Direção: Alejandro Bonilla Rojas

2014 – 3D – 6’24’’ (Costa Rica)

Sinopse: Este falso documentário animado apresenta a vida de Billy, Afro e Duck, três jovens que passam seu tempo livre observando acidentes de carro.

 

PADRE

Direção: Santiago ‘Bou’ Grasso

2013 – Stopmotion – 11’50’’ (Argentina)

Sinopse: Todos os dias a filha de um militar idoso cuida de acamado pai. A ditadura chegou a um fim na Argentina, mas não na vida dessa mulher.

 

Endereço: Shopping Jardins – Rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, nº 262, Jardim da Penha, Vitória. Tel: (27) 3314.5000

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Karina Santos

Assistente de Jornalismo - WelcomePlanet

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: