fbpx
Circuito, Destaque, Papo Sério

Show Cancelado? Saiba o que fazer

show-cancelado

É muito frustrante para quem compra um ingresso, receber uma notícia de um show cancelado. E também é uma dor de cabeça para os organizadores lidar com toda essa situação. Começa aí uma situação desagradável tanto para quem comprou os ingressos, como para quem tem que devolver o dinheiro. Quem é o responsável por isso agora?

show canceladoDe acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), um ingresso equivale a um contrato de prestação de serviço, cujo cancelamento dá direito ao reembolso (devolução do dinheiro). Mas o consumidor deve se atentar: no CDC, o prazo máximo para fazer a solicitação é de 30 dias após ter um show cancelado – sendo que é dever dos organizadores a divulgação desse cancelamento nos mesmos canais de informação em que o show foi anunciado.

A devolução deve ser feita da mesma forma que o pagamento foi realizado. Caso o pagamento foi feito em dinheiro, o consumidor deve ser reembolsado, na hora, também em dinheiro. Se foi feito no cartão de crédito, o responsável deve proceder ao imediato estorno do valor pago junto a administradora do cartão. Devem ser devolvidas, inclusive, “taxas de serviços” cobradas nos pagamentos feitos por cartões de crédito/débito.

Quanto aos responsáveis pelo reembolso dos valores pagos pelo show cancelado, o consumidor tem direito a cobrar de qualquer das empresas envolvidas: tanto dos artistas ou cantores, do seu empresário, dos produtores do evento ou do próprio ponto de venda dos ingressos. Lembrando que, pelo Código de Defesa do Consumidor, todos são responsáveis.

É importante ainda ressaltar que, se qualquer um dos envolvidos se negar ou dificultar o reembolso dos valores pagos pelos ingressos, o consumidor tem direito também a ser ressarcido dos prejuízos que comprovadamente tenha sofrido, bem como dos custos para ter seu dinheiro de volta. Ainda, dependendo do caso, por meio judicial os organizadores do show cancelado podem ser condenados a reparar os danos morais sofridos pelo consumidor.

Recentemente tivemos alguns eventos cancelados em Vitória, porém TODOS os compradores dos ingressos ONLINE, realizados pela WelcomeShop (além de outros sites administrado pela WelcomeGroup)  tiveram seu dinheiro de volta sem mesmo precisar solicitar.

Com tudo isso, antes de comprar seu ingresso, dê preferencia a pontos de vendas idôneos e conhecidos, pois independente do produtor ou evento, os pontos de venda podem facilitar na resolução de qualquer eventual problema.

Fontes:

 


show canceladoDra. Kassia Ferraz

www.kassiaferraz.com

contato@kassiaferraz.com

 

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Kassia Ferraz

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: