fbpx
Decor, Imóveis de Luxo

Ebanizado ganha espaço na decoração

Sala de estar de Léo Shehtman – por Camila Santos – para Mostra Casa Aconchego na Conceito Sier

Cada vez mais a tendência da madeira escura ganha destaque no mobiliário e no revestimento de interiores

A utilização das madeiras tradicionais já tem lugar cativo na decoração, no entanto, para que esse material possa representar uma novidade sem perder toda a sua elegância e característica, a cor preta desponta como uma forte tendência para garantir exclusividade aos projetos. De acordo com Di Fassarella, empresária que comanda o showroom de móveis em Santa Lúcia, a tendência da madeira escura é uma forte aposta no mobiliário e revestimento de interiores.

Tradicionalmente, a madeira é um daqueles elementos que conseguem transmitir a sensação de conforto e acolhimento aos ambientes, e a ébano não é diferente.  A mais recente edição do Salão do Móvel de Milão, na Itália, deu destaque à aplicação do ebanizado no segmento da arquitetura e decoração. Com aspecto elegante e sóbrio, esse tipo de acabamento é resultado de uma pintura diluída com o verniz em tom preto, que não cobre os veios naturais da madeira, como ocorre com a laca, e a finalização pode ser brilhosa, semi-brilhosa ou fosca, conferindo nobreza e suntuosidade ao item decorativo.

“Tenho notado a presença da madeira ebanizada cada vez mais frequente na decoração e acho uma ótima opção para quem deseja um mobiliário amadeirado, mas sem a tradicional tonalidade marrom. Acredito que isso aconteça também pela capacidade dos tons mais escuros contrastarem com outras cores e elementos. Além disso, deixa o espaço mais elegante e charmoso”, explica Di. Ela ainda ressalta que a tendência está presente em diversos ambientes da Mostra Casa Aconchego, no showroom da Conceito Sier.

Vitrine de boas vindas de Cirlene Reco – por Camila Santos para Mostra Casa Aconchego na Conceito Sier

A designer de interiores Cirlene Reco, por exemplo, é uma das profissionais que apostou no uso do ebanizado para deixar o projeto do espaço “Vitrine de Boas Vindas” da mostra, ainda mais charmoso. A tendência foi utilizada na Mesa Poly, mesa de jantar com lâmina de madeira ebanizada. “Esse tom é perfeito para destacar o mobiliário, principalmente porque o preto traz sofisticação e é de fácil composição com outros tons e texturas, além de ter a vantagem de não sujar facilmente”, destaca a profissional.

É possível encontrar o ebanizado em outros móveis e ambientes da mostra, como na mesa que compõe o espaço “Jantar em Família”, de Eliane Loss e em grande parte do mobiliário que dá forma à “Sala de estar”, assinada por Leo Shehtman. Di Fassarella reforça que os móveis feitos em ébano evitam o aparecimento de sujeira e manchas permanentes, além de dar um toque sofisticado a qualquer espaço. “A lâmina natural de madeira ébano geralmente conversa com outros materiais utilizados no projeto. Além disso, ela é natural, aconchegante e elegante, tem diversos recursos atraentes e traz harmonia e elegância ao ambiente”, completa a empresária.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Marcia Lima

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: