fbpx
Circuito, Destaque

Coronavírus: por quanto tempo posso ficar afastado do trabalho?

coronavirus-por-quanto-tempo-posso-ficar-afastado-do-trabalho

Já são 35 os casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus) no Espírito Santo. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) em boletim emitido ontem (11). Por isso, a contenção do vírus é necessária. Mas quais são os direitos dos funcionários em quarentena ou isolamento?

“A ausência em situações de quarentena ou isolamento é considerada falta justificada. Mas o gestor precisa lidar com o caso de forma humana, afinal, ninguém procura estar infectado por um vírus como esse de forma intencional”, explicou o administrador Maurílio Inês.

Segundo ele, a partir do 15º dia de afastamento é de competência da Previdência Social a responsabilidade pelo pagamento de auxílio-doença. “Contudo, como a situação é de uma ausência por quarentena ou isolamento, a empresa arca com o pagamento do salário mesmo que passe de 15 dias”, explicou.

O funcionário não deixará de receber seu salário por estar em isolamento ou quarentena, informou o Maurílio Inês , que também presidente do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES).

O funcionário não pode…
Exigir trabalhar de casa por temer algum tipo de contaminação não é uma possibilidade para os trabalhadores. Segundo Maurílio, o medo da contaminação não é motivo para pedir “suspensão” do expediente.

“O que é válido, sim, é pedir para trabalhar de casa se estiver sendo exposto a risco iminente no trabalho. Em outras palavras, se há um risco confirmado e real na sua empresa isso pode ser pleiteado”, esclareceu.
Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Criar Comunicacao

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: