fbpx
Destaque, Saúde

 Covid-19 – Dormir bem aumenta a imunidade

covid-19-dormir-bem-aumenta-a-imunidade

Levanta a mão quem também está sofrendo para dormir durante o isolamento motivado pela pandemia do Covid-19? No noticiário, em casa e nos grupos de Whatsapp não há outro assunto e, diante de tantas incertezas, fica difícil deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente.

No entanto, em crises como essa, uma boa noite de sono é ainda mais importante. Vários estudos demonstram que dormir bem aumenta a nossa imunidade. É enquanto dormimos que nosso organismo faz a metabolização de radicais livres e a recomposição das funções cardiorrespiratórias.

De acordo com a presidente da ABS-ES, Jéssica Polese, quando há privação de sono importantes funções do sistema de defesa ficam prejudicadas, como a atividade fagocítica. “Os fagócitos são as células de defesa que têm a função de “comer” o vírus. Quando esses fatores imunológicos são afetados, as pessoas ficam mais suscetíveis a infecções”, ressalta.

Pensando nisso a médica deu algumas dicas para quem precisa dormir melhor:

– Desligue a tevê. Ficar acompanhando as notícias o dia inteiro aumenta a ansiedade, o que prejudica a qualidade do sono.

– Mantenha uma rotina de exercícios físicos mesmo em casa.

– Mantenha seus hábitos de sono. Continue indo dormir e acordando nos mesmos horários de antes.

– Antes de dormir faça atividades prazerosas: leia um livro, beba um chá, desconecte-se da tecnologia.

– Dedique-se a um hobby. Aproveite a quarentena para fazer alguma atividade que antes não tinha tempo, como pintar, escrever, desenhar…

– Atividades que relaxam a mente e diminuem a ansiedade, como meditação e yoga também são indicadas. Há muitas pessoas oferecendo aulas on-line durante esse período.

 

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Criar Comunicacao

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: