fbpx
Destaque, Saúde

Aumenta agendamento de teste COVID por capixabas que vão viajar para o exterior

aumenta-agendamento-de-teste-covid-por-capixabas-que-vao-viajar-para-o-exterior

Companhias aéreas exigem a comprovação do exame RT- PCR negativo feito horas antes do embarque. Laboratório conta que demanda aumentou nas últimas semanas porque capixabas começaram a viajar mais

Depois da decisão de algumas companhias áreas e também países, sobre a obrigatoriedade de apresentar no ato do check-in o teste RT-PCR com resultado negativo para a COVID-19 para poder sair do Brasil, a demanda por esse tipo de exame já começou a aumentar nos laboratórios capixabas.

Segundo o empresário sócio-fundador do Teste Covid Capixaba, Edson Mezadri Vieira, que realiza três tipos de exame para detecção do COVID-19 em sistema drive thru em parceria com o Laboratório Marcos Daniel no antigo aeroporto de Vitória, o teste sorológico de sangue sempre foi o mais procurado por assintomáticos, porém nas duas últimas semanas a demanda pelo exame RT-PCR de pessoas sem sintomas começou a aumentar por motivo de viagem. “Quando fomos investigar o aumento da procura, observamos casos de pessoas e famílias que vão viajar para o exterior e precisam apresentar o teste no check-in. Também recebemos atletas que vão para competições internacionais e precisam comprovar o exame negativo para poder viajar e desembarcar em outro país”, explicou ele.

Desde o dia 13 de agosto, por exemplo, todos os passageiros em voos Qatar Airways saindo do Brasil, devem obrigatoriamente apresentar teste RT-PCR com resultado negativo para a COVID-19.  Segundo o próprio site da companhia, o resultado do teste deve ser emitido entre 96 horas antes do embarque com uma cópia do resultado do exame, juntamente com uma carta de consentimento do cliente assinada precisa ser entregue para arquivo da Qatar Airways no ato do check-in.

A companhia aérea ainda recomenda que o passageiro já peça o resultado no idioma inglês pois muitos países também exigem a apresentação do teste RT-PCR negativo na chegada ao destino final. E orienta verificar todos os requisitos com a Embaixada ou Consulado de cada respectivo país antes de cada embarque.

Porque o teste RT-PCR?

O Teste RT-PCR é um exame molecular e o mais preciso para detectar o vírus em atividade no corpo humano. Segundo o coordenador técnico do Teste Covid Capixaba, o biomédico Nacim Mimessi, esse teste é o mais indicado para a fase inicial da doença, ou seja, a primeira semana de sintomas. E ao invés de coleta de sangue, o PCR é feito com amostras da secreção coletadas do nariz e garganta.

“É provável que essa obrigatoriedade das companhias áreas e países de comprovar a negatividade do COVID-19 pelo teste RT-PCR tenha uma permanência longa e por isso a tendência é que a procura por esse teste aumente ainda mais. Vale lembrar que, não tendo sintomas e laudo médico de solicitação, o RT-PCR não é liberado pelos planos de saúde, portanto, quem vai viajar para exterior terá esse custo, que é essencial para poder realizar a viagem que deseja em segurança, protegendo a si e aos outros”, explica.

O que diz a lei?

Segundo o advogado Joubert Garcia Souza Pinto, do Escritório Genelhu Advogados, não há na legislação brasileira qualquer lei que imponha a realização de testes de Covid-19 para pessoas que queiram viajar ao exterior. O que ocorre, na verdade, é que esse tipo de exigência vem sendo feita pelas autoridades de alguns países, como são os casos de Portugal e dos Emirados Árabes Unidos. “Eles podem sim exigir isso, uma vez que esse tipo de exigência decorre da soberania desses países, ou seja, do poder que as nações têm de estabelecer as regras a serem observadas e obedecidas em seu território, regras essas aplicáveis não só aos seus cidadãos, mas também aos estrangeiros que nelas desejam ingressar”, explica ele.

O advogado Joubert Garcia Souza Pinto, do Escritório Genelhu

O advogado lembra que na realidade, esse tipo de exigência sanitária não é incomum, já que há uma série de países que exigem a apresentação de certificado internacional de vacinação para ingresso em seus territórios. “Nesse caso, a posse do certificado pelo viajante, via de regra, é fiscalizada pelas próprias companhias aéreas, que estão inclusive autorizadas a impedir o embarque nas situações em que o certificado não é apresentado”, complementa.

TESTE COVID CAPIXABA

Drive Thru no antigo Aeroporto de Vitória – Av. Fernando Ferrari, s/n. (antigo embarque)

Funcionamento: de segunda a sexta de 9h às 19h, e aos sábados de 9h às 14h.

Exames a partir de R$ 159,99.

Mais informações pelo site https://www.testecovidcapixaba.com.br/

Telefone: (27) 99312-5677

Instagram: @testecovidcapixaba

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Danielle Ewald

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: