fbpx
Saúde, Destaque

Rotina de saúde deve voltar, alerta médico

rotina-de-saude-deve-voltar-alerta-medico

Heitor Spagnol, coordenador da Clínica Médica do São Bernardo Apart Hospital (SBAH), explica que a suspensão de acompanhamento pode prejudicar a eficácia de tratamentos

O 21º Mapa de Risco COVID-19 divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostra que o Espírito Santo conta com 28 cidades em Risco Baixo de contaminação pela COVID-19 e outras 48 em Risco Moderado. A estabilização da pandemia e o avanço das pesquisas de desenvolvimento da vacina para a doença, estão levando as pessoas a retornarem aos poucos às atividades e isso inclui os cuidados com a saúde e exames de rotina. Heitor Spagnol, coordenador de Clínica Médica do São Bernardo Apart Hospital (SBAH), destaca a importância de manter em dia os chamados exames de rastreio e laboratoriais e tratamentos médicos.

“Esses exames têm como objetivo detectar precocemente algumas doenças e, dessa forma definir um tratamento mais imediato e precoce para evitar o diagnóstico numa fase tardia, que pode dificultar as abordagens terapêuticas”, explica e cita como exemplo de análises de rastreamento exames como mamografias e colonoscopia.

Heitor Spagnol, coordenador de Clínica Médica do São Bernardo Apart Hospital
Heitor Spagnol, coordenador de Clínica Médica do São Bernardo Apart Hospital

A falta de acompanhamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, por exemplo, podem prejudicar o controle das mesmas. “Além dessas, a interrupção de tratamentos oncológicos pode atrapalhar a eficácia da quimioterapia e fazer com que a doença progrida e trazer maiores complicações ao paciente. No início da pandemia, a telemedicina ajudou muito, mas o exame físico e atendimento ambulatorial são fundamentais para avaliarmos como o paciente realmente está”, comenta o médico.

Em se tratando de análises laboratoriais cujo acompanhamento deve ser mantido, vale destacar também os exames de controle hormonal como os tratamentos da tireoide e os que dependem dos resultados para adequar doses terapêuticas como controle de anticoagulantes, exames pré-operatórios em cirurgias que não podem ser adiadas, bem como os que fazem parte do acompanhamento pré-natal.

Laboratório
Pensando nesse retorno à rotina de cuidados com a saúde de forma segura, a São Bernardo Saúde realizou a ampliação de seu laboratório localizado na São Bernardo Apart Hospital (SBAH), com recepção ampliada e espaços individualizados para coleta dos exames.

“Essas mudanças contribuem para evitar aglomeração e manter distância recomendada com conforto e segurança. Além disso, instalamos drive thru de coleta de exames em Linhares e Centro de Colatina com horário agendado e resultado de exame enviado pelo WhatsApp para evitar a ida dos pacientes ao hospital e evitar riscos de contaminação pela COVID-19”, destaca o diretor Administrativo do SBAH, Leonan Tofoli.

Comentários

0 Comentários
Compartilhe
Tags:

Marcia Lima

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: