fbpx
Beleza e Estética, Circuito, Saúde

Doenças bucais atingem quase metade da população mundial  

doencas-bucais-atingem-quase-metade-da-populacao-mundial

 

No Brasil, 34 milhões com idade acima de 18 anos não realizam a higiene bucal de forma adequada e já perderam 13 dentes ou mais

 

De acordo com o relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 3,5 bilhões de pessoas, quase metade (45%) da população mundial, sofrem com doenças bucais, como cáries, doenças gengivais, perda de dentes, câncer oral e outros problemas. Nos últimos 30 anos, de acordo com o documento, houve um acréscimo de um bilhão de novos casos de pacientes com esses problemas de saúde, sendo que 3 a cada 4 são registrados em países pobres.

A cárie é a líder entre as ocorrências e afeta 2,5 bilhões de pessoas no planeta. Em seguida está a doença periodontal, principal causa de perda dentária, com cerca de um bilhão de casos. Já o câncer bucal está em terceiro lugar, com 380 mil novos diagnósticos por ano.

No Brasil, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada em 2020, destacam que 34 milhões de brasileiros adultos (acima dos 18 anos) perderam 13 ou mais dentes.

A dentista A dentista Catarina Riva, explica que isso pode ser minimizado democratizando o acesso aos atendimentos odontológicos, através de campanhas de conscientização da população sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal, incentivando a visitar regularmente um dentista. Ainda de acordo com Catarina, além das doenças citadas, a má higiene bucal pode prejudicar ainda, a saúde emocional, autoestima (com a perda dos dentes), problema cardiovascular (endocardite bacteriana) e pulmonar, interferir no controle de glicemia em diabético, entre outras.

 

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Karina Santos

Assistente de Jornalismo - WelcomePlanet

    Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.