fbpx
Circuito, Destaque, Saúde

Crioterapia capilar: é possível amenizar a queda de cabelos durante o tratamento do câncer

crioterapia-capilar-e-possivel-amenizar-a-queda-de-cabelos-durante-o-tratamento-do-cancer

O diagnóstico de câncer muda a vida de qualquer pessoa. O tratamento pode alterar a aparência e o jeito como ela se sente. No caso das mulheres, que já sofrem com a pressão estética no seu dia a dia, há um grande desafio de manter a autoestima durante o tratamento de câncer devido aos efeitos colaterais da quimioterapia, como a queda capilar, cicatrizes, entre outros.

A boa notícia é que existe um procedimento que ajuda a evitar ou minimizar essa queda capilar: a crioterapia. “É um método que utiliza uma touca para o resfriamento do couro cabeludo. Assim, reduz o fluxo sanguíneo por meio da contração dos vasos e, com isso, a quantidade de quimioterapia que alcança as células dos folículos capilares é menor”, explica a mastologista do Núcleo Especializado em Oncologia (Neon), Laís Gueiros.

O procedimento funciona da seguinte forma: 30 minutos antes da sessão de quimioterapia, o paciente veste uma touca especial, chamada de hipotérmica. Ela resfria o couro cabeludo a uma temperatura entre 18°C e 22°C e a mantém estável, reduzindo assim o risco de absorção dos medicamentos nessa região. O indivíduo deve permanecer com ela por cerca de uma hora e meia após o término da infusão, dependendo do protocolo adotado.

“Sabe-se que o frio também reduz a atividade dos folículos capilares. Dessa forma, eles ficam menos atraentes para a quimioterapia, que passa a ter como alvo as células que se dividem rapidamente. Como resultado, previne-se a queda dos fios e otimiza-se o alvo do tratamento”, contou a mastologista, ressaltando que acredita-se que os resultados da crioterapia também estejam relacionados ao tipo de drogas quimioterápicas utilizadas, sua dosagem e a tolerância da pessoa ao frio.

Entre os efeitos adversos associados ao uso da crioterapia estão cefaleia (dor de cabeça), desconforto no pescoço e no ombro, calafrios e sensibilidade no couro cabeludo.

Alguns estudos que avaliaram o uso de toucas hipotérmicas demonstraram benefícios. Ao menos metade das mulheres com câncer de mama em estágio inicial que utilizaram a touca durante a quimioterapia perderam uma quantidade inferior a 50% dos fios. Além disso, os pesquisadores observaram que as pacientes que fizeram uso da crioterapia tiveram um crescimento mais rápido do volume de cabelo perdido comparadas às que não utilizaram o método.

Saiba mais

O que é a Crioterapia Capilar?

A crioterapia utiliza um método de resfriamento do couro cabeludo, uma técnica simples que previne a queda do cabelo causada pela quimioterapia. O resfriamento gerado pelas toucas é eficaz no combate à alopecia (queda de cabelo) que pode acontecer durante a quimioterapia. Os resultados variam de acordo com o tratamento e a resposta de cada paciente.

Como funciona?

Trinta minutos antes da sessão de quimioterapia, o paciente veste uma touca especial, chamada de touca hipotérmica, que resfria o couro cabeludo a uma temperatura entre 18°C e 22°C e a mantém estável, reduzindo o risco de absorção dos medicamentos nesta região. O indivíduo deve permanecer com ela por cerca de uma hora e meia após o término da infusão, dependendo do protocolo adotado.

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Juliana Fonseca

    Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.