Um ícone das casas de antigamente, o revestimento caquinho está dominando o cenário de projetos de interiores há muito tempo. Um clássico da arquitetura brasileira dos anos 1940 e 1950 está de volta e ressurge com mais qualidade e tecnologia.
De acordo com o diretor da Composé, o revestimento está super presente nos portfólios da maioria das marcas de pisos e azulejos, pois, trata-se de uma aposta segura para quem deseja dar um upgrade no décor com referências de décadas passadas.
Um tradicional revestimento parece tirado da saudosa casa da vó, ressurge moderno, e pode ser explorado de muitas maneiras criativas para criar padrões diferenciados em paredes e pisos. É possível ser inserido em uma variedade de ambientes, desde residências, áreas comerciais, escritórios e até espaços públicos.
Curiosidades sobre o revestimento:
Do que se trata a técnica de revestimento caquinho – elaborados a partir da utilização de fragmentos de azulejos, cerâmicas ou mármores, que dispostos de forma aleatória no projeto de interiores, promovem mosaicos e contornos diferenciados ao ambiente.
Segundo o diretor da Composé, Carlos Marianelli, a técnica de revestimento caquinho, também conhecido como cacão ou maxi-cacos e granilite, é um estilo de revestimento conceitual, de inspiração italiana do século XV, que se popularizou na arquitetura brasileira dos anos 1940 e 1950, está de volta e ressurge repaginado, com mais qualidade e tecnologia para o portifólio de grandes marcas de pisos e azulejos.
A que motivos podemos associar à volta desse e outros itens de decoração de retomada do retrô – a volta do revestimento caquinho e de outros itens de decoração retrô, como por exemplo, os tijolinhos aparentes, podem ser associados a uma tendência de resgate histórico que, misturados aos ambientes contemporâneos, promovem projetos únicos e personalizados.
Características do revestimento – a ampla versatilidade de texturas, os formatos irregulares e o aspecto artesanal dessas cerâmicas promovem um efeito visual interessante em pisos, paredes e bancadas. Além disso, o revestimento caquinho possui um aspecto afetivo e artesanal único, conferindo originalidade aos espaços.
Onde pode ser aplicado – pode ser aplicado em diversos ambientes, tanto no piso quanto em paredes de áreas residenciais, comerciais, escritórios e espaços públicos. Uma opção versátil que pode trazer um toque de charme, rusticidade e personalidade ao projeto de interiores.
Cuidado especial – para garantir sua durabilidade e conservação, é importante fazer uma impermeabilização para evitar a absorção de umidade, e a limpeza deve ser feita conforme instrução da marca e com produtos adequados, evitando o uso de materiais abrasivos que possam danificar o produto.
Confira alguns projetos com revestimento caquinho:
Foto – Na a biblioteca, o porcelanato Ártico Alpe da marca Eliane, deu um ar despojado e sofisticado ao ambiente
Foto – Já no living com varanda e no lavabo foram utilizados o porcelanato Arenária Bege da marca Eliane, explorando várias possiblidades na parede e piso.
Relacionado
Karina Santos
Assistente de Jornalismo - WelcomePlanet