O Conselho Federal de Odontologia (CFO) divulgou, no início do segundo semestre de 2023, que o número de cirurgiões-dentistas com registro pela entidade ultrapassou a marca de 400 mil profissionais, sendo o país com a maior quantidade de cirurgiões-dentistas do mundo. No entanto, se estatisticamente os números impressionam, paralelamente o País também tem uma das maiores porcentagens de desdentados, somando mais de 16 milhões, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
No dia 25 de outubro, celebra-se o Dia da Saúde Bucal e o Dia do Cirurgião-Dentista, uma data dedicada a reforçar essas importâncias profissionais na promoção da saúde e bem-estar da população.
Os dentistas desempenham um papel essencial na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam os dentes e gengivas.
A cirurgiã-dentista, Mestre em Implantodontia e Diretora Clínica do IOS – Instituto Odontológico, Marlei Bonella, enfatiza que “ser dentista é cuidar de sorrisos”, proporcionando não apenas saúde, mas também autoestima e qualidade de vida para os pacientes. O sorriso, segundo ela, é uma ferramenta poderosa de transformação.
Um dos tratamentos mais impactantes são os implantes dentários, que melhora tanto a mastigação quanto a estética. Entre os procedimentos mais modernos está o implante de carga imediata. “Esse método permite que o paciente, ao perder um dente, tenha um novo implantado em menos de três horas, dispensando o uso de próteses removíveis e devolvendo rapidamente a função mastigatória e a estética do sorriso”, diz.
A data é uma excelente oportunidade para destacar a importância do cuidado com a saúde bucal e valorizar o trabalho dos cirurgiões-dentistas que promovem qualidade de vida para tantos brasileiros.