Dois em Um: Integração entre cozinha e área gourmet é tendência em projetos residenciais e ganha destaque na CASACOR ES 2024
Essa é a proposta apresentada pela arquiteta Cris Locatelli para o Refúgio Gourmet ES Gás, que é um convite a repensar o cotidiano e celebrar a convivência em um ambiente prático e acolhedor
No coração da CASACOR 2024, que segue aberta para visitação até este domingo, dia 17 de novembro, no Clube Ítalo-Brasileiro, está o Refúgio Gourmet ES Gás. Assinado pela arquiteta Cris Locatelli, ele é um espaço no qual cada elemento foi cuidadosamente planejado para criar uma conexão profunda entre as gerações através da gastronomia, mantendo vivas as tradições enquanto o visitante reflete sobre o futuro. Uma das tendências utilizadas pela profissional para cumprir com esse objetivo é o ambiente “dois em um”, ou seja, uma conexão entre cozinha e área gourmet.
Ela ressalta, no entanto, que a ideia utilizada na mostra de arquitetura e decoração pode – e deve – ser trazida para o cotidiano. “Esse tem sido um pedido muito comum para famílias que estão construindo suas casas em condomínio, mas que, ao invés de deixar a área gourmet distante da cozinha, preferem deixá-los conectados. Então, além de transformar esses ambientes em espaços de confraternização e interação, essa é também uma forma de atender às necessidades funcionais do dia a dia e priorizar o consumo consciente, justamente porque o morador consegue apostar em uma menor quantidade de eletrodomésticos e que atendem tanto a cozinha quanto a área gourmet”, detalha.
Cris diz ainda que a solução para esses casos é a marcenaria, uma forma de planejar e delimitar os espaços, “escondendo” aquilo que não está sendo utilizado e deixando à vista apenas o essencial para o momento da preparação dos alimentos.
Em seu ambiente na Casacor ES, por exemplo, a arquiteta utilizou muita madeira nas paredes que abraçam o ambiente e trazem aconchego, ao mesmo tempo que ao abrir revelam diversos eletrodomésticos de última geração para o momento especial de cozinhar e receber amigos e família.
O projeto ainda conta com uma bancada espaçosa, perfeita para refeições e encontros. Sem falar na mesa de jantar com 14 lugares.
O uso de materiais sustentáveis e a iluminação planejada também ressaltam a estética do espaço, tornando-o ainda mais convidativo. E além da beleza estética, o ambiente prioriza a funcionalidade e a sustentabilidade. A arquiteta incorporou tecnologia inteligente, que permite o controle dos eletrodomésticos via aplicativo e o uso de gás natural para o funcionamento deles.