fbpx
Saúde

Importância do sono

importancia-do-sono

Crédito: Eber Rodrigues

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou no último dia 06 com a Operação Descanso Legal I, onde vão fiscalizar veículos de transporte de cargas. Na operação, os policiais vão verificar se os motoristas cumprem o tempo de descanso obrigatório e se o sistema de freios dos veículos está em boas condições para garantir a segurança na hora de viajar. Segundo o site do Governo Federal, entre janeiro e a primeira quinzena de dezembro de 2024, a PRF registrou 1.703 sinistros graves de trânsito que envolveram veículos de transporte de cargas. A estatística é 6,37% maior que no mesmo período de 2023, quando foram registrados 1.601 sinistros de trânsito nas rodovias federais de todo o país.

Um dos mais importantes fatores neste caso, é o sono. Afinal, muitos motoristas por conta de prazos não fazem o descanso e nem dormem. De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), em parceria com a Academia Brasileira de Neurologia e o Conselho Regional de Medicina, cerca de 42% dos acidentes de trânsito no país estão relacionados ao sono. E isso acontece porque a privação do sono deixa as reações a estímulos mais lentas e diminui a exatidão de resposta e atenção.

De acordo com a pneumologista e Especialista em Medicina do Sono, Jessica Polese, a privação do sono afeta significativamente a capacidade na direção.

“O sono inadequado afeta diretamente a memória, a concentração e aumenta o risco de condições graves, como hipertensão e doenças cardíacas”, explica a médica. Uma noite mal dormida, deixa o indivíduo cansado, e com períodos de sonolência que são as causas de acidentes”, pontua Jessica.

Para mitigar esses riscos, é fundamental que os motoristas garantam períodos regulares de sono de qualidade, evitem dirigir durante horários de maior propensão à sonolência (entre 22h e 6h), e façam pausas regulares durante viagens longas. “Ao menor sinal de cansaço, recomenda-se parar em um local seguro e descansar antes de retomar a direção”, diz.

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Criar Comunicacao

    Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.