fbpx
Circuito

Alianças: veja as diferenças nos modelos para cada ocasião

aliancas-veja-as-diferencas-nos-modelos-para-cada-ocasiao

O símbolo presente nos momentos mais mágicos do relacionamento de um casal é a aliança. Por isso, a joia tem um valor emocional muito grande para eles e precisa ser escolhida atendendo a personalidade de ambos, mas também mantendo algumas tradições que representam cada etapa da vida a dois. Não há exatamente uma regra para cada uma delas, mas o costume fez com que alguns tipos de peças ficassem mais características do que outras para determinadas situações.

De acordo com a empresária e designer de joias, Karla Bautz, o material e o formato dependem apenas do gosto do casal. “Tudo depende muito das suas características, se tem um perfil mais jovem ou tradicional nas escolhas. Os estágios geralmente são: para firmar o compromisso, noivado, casamento, bodas ou ainda renovação dos votos, que por muito tempo andou meio esquecido, mas que tem ganhado força nos últimos anos”, comenta.

A forma circular do anel simboliza o eterno, que é como todos os casais apaixonados esperam que seja seu relacionamento. O primeiro passo para uma formalização da relação é o namoro, que pode ser marcado com uma aliança, representando a vontade de ambos de seguirem se conhecendo. “Indicamos para esta ocasião, um anel que pode ser de ouro branco, por exemplo, que pode ser simples e representa o fortalecimento da relação”, sugere.

A próxima etapa é o tradicional anel de noivado, que consiste em uma peça mais estreita com uma pedra em evidência, sendo o mais desejado a aliança em ouro amarelo com brilhantes. No Brasil, é muito comum que as alianças de noivado sejam as mesmas do casamento. “O material é de escolha mais livre, podendo ser em qualquer tom de ouro, desde o branco até o rosê. Já o adorno pode ser uma pedra preciosa ou semipreciosa ou ainda pérolas, brilhantes e similares”, indica.

Já a peça para o casamento geralmente é em ouro amarelo. “Pode variar na sua largura e no seu formato, quadrado ou arredondado nas bordas. As mais modernas podem conter texturas delicadas e formadas por pequenos riscos que dão a impressão de um desenho gravado na joia”, diz.

Após a união firmada, a cada ano do casamento é comemorada uma boda com um símbolo, em que se reforça a promessa feita na cerimônia do casamento. “É possível neste momento também, além de algum tipo de comemoração, escolher uma joia apropriada para simbolizar o amor e a importância um do outro”, opina.

Confira a seguir as dicas para a escolha do modelo de aliança ideal para cada ocasião.

Namoro ou compromisso

Recomenda-se usar algo delicado e simples para representar o fortalecimento da relação. Um anel que pode ser em ouro branco, por exemplo, formalizando o relacionamento. O anel de namoro deve ser usado no dedo anelar da mão direita.

Noivado

Nesta ocasião, o costume é que apenas a mulher use a joia. Por isso, a dica é uma peça com pedras preciosas ou o anel solitário, aquele que só tem uma pedra. Mas, a escolha também pode ser as alianças de noivado, em que os dois irão usar a joia, geralmente, no anelar da mão direita.

Consiste em uma peça mais estreita com uma pedra em evidência, sendo o mais desejado a aliança em ouro amarelo com brilhantes. No Brasil, é muito comum que as alianças de noivado sejam as mesmas do casamento. O material é de escolha mais livre, podendo ser em qualquer tom de ouro, desde o branco até o rose. Já o adorno pode ser uma pedra preciosa ou semipreciosa ou ainda pérolas, brilhantes e similares.

Casamento

No dia do sim-sim do casal, normalmente, a peça é em ouro amarelo e deve ser colocada no dedo anelar da mão esquerda. Pode variar na sua largura e no seu formato, quadrado ou arredondado nas bordas. As mais modernas podem conter texturas delicadas e formadas por pequenos riscos que dão a impressão de um desenho gravado na joia. O momento da troca – seja numa cerimônia religiosa ou no civil – é sempre muito representativo, reforçando que o casal está junto para o que der e vier.

Bodas e a renovação de votos

Há muitas possibilidades de se comemorar o tempo de união. Uma delas é fazer um upgrade nas suas alianças originais ou simplesmente escolher uma nova pra simbolizar esse amor que continua firme e forte. A cerimônia pode envolver toda a família para celebrar a história do casal. Os anéis neste caso são sempre usados no dedo anelar esquerdo.

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Maria Cardoso

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: