fbpx
Circuito, Destaque, Saúde

Cardiologista alerta sobre o aumento do consumo de bebida alcoólica no verão

cardiologista-alerta-sobre-o-aumento-do-consumo-de-bebida-alcoolica-no-verao

>> A ingestão de álcool aumentou em 80% durante a pandemia e no verão o consumo também é maior do que no restante do ano.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cresceu em mais de 80% o consumo de bebidas alcoólicas durante a pandemia do Novo Coronavírus. A preocupação com este consumo excessivo por parte dos especialistas em saúde torna-se maior nesta época do ano, com o verão e as férias, porque é comum o aumento da ingestão de bebida por parte dos brasileiros durante a temporada.

A OMS vem alertando para os problemas que o consumo inadequado dessas substâncias pode provocar à saúde da população e recomendando que os países limitem a venda das bebidas alcoólicas.

A médica cardiologista Kátia Vasconcellos explica que a bebida aumenta em mais da metade os casos de mortes por doenças cardiovasculares. Apesar dos números alarmantes, o problema pode ser evitado com a mudança de comportamento e hábitos de vida. “Além do consumo exagerado de bebidas alcoólicas, noites mal dormidas, excesso de sal, açúcar e gordura na alimentação, não praticar atividades físicas e baixa ingestão de água têm pelo menos uma coisa em comum: comprometem a saúde do coração”, destacou Vasconcellos.

A hipertensão arterial e a insuficiência cardíaca são alguns males que podem ser causados por quem abusa do consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, segundo a cardiologista, nesta época do ano as pessoas tendem a passar mais tempo em praias, piscinas e saem da rotina. “Elas acordam e dormem tarde, não se alimentam regularmente e pulam refeições, além de substituir o natural pelos fasts-foods, tudo isso pode causar doenças que afetam em cheio o bom funcionamento cardíaco”, alertou.

De acordo com Kátia Vasconcellos, tudo em excesso faz mal. Contudo, a médica também lembra que estamos passando por um momento difícil e que não devemos deixar de ter momentos de lazer, cumprindo é claro com as medidas de segurança e higiene necessárias. “Se seguir os protocolos de forma correta e fazer as coisas com moderação é possível aproveitar as férias e o verão sem problema”.

Além disso, um estudo coordenado pela University College London, do Reino Unido, revelou que o estresse provocado pela solidão, associado a tabagismo e hipertensão arterial, aumenta o risco de desenvolver doenças do coração. Por isso, é importante dar uma pausa na correria do dia a dia para se dedicar a programas com a família e os amigos. Isso faz com que o corpo libere hormônios responsáveis pelo bem-estar e prazer, o que ajuda a tornar o coração muito mais saudável.

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Karoline Fabroni

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: