fbpx
Destaque, Saúde

Chega em Vitória exame que verifica a eficácia da vacina do COVID

chega-em-vitoria-exame-que-verifica-a-eficacia-da-vacina-do-covid

 

Tomou vacina e quer saber se realmente está imunizado do vírus? O teste de anticorpo neutralizante é a novidade que veio para mostrar esse resultado

Milhares de pessoas já foram vacinadas no Espírito Santo, e ainda muitos têm dúvidas sobre a real eficácia da vacina e se a imunização é garantida. É por isso, que o mercado já desenvolveu um exame específico que pode ser feito 30 dias depois da 2ª dose da vacina e que mostra se a pessoa está imune ou não ao vírus. A novidade acaba de desembarcar no Espírito Santo.

Segundo coordenador geral do Teste Covid Capixaba, Edson Mezadri Vieira, que realiza diversos exames do COVID em sistema drive-thru no antigo Aeroporto de Vitória, o exame é o ‘Teste de Anticorpo Neutralizante’, que qualifica a resposta imune verificando a capacidade dos anticorpos bloquearem nas células humanas a ligação da proteína S da espícula viral (chamada spike) ou da proteína N, de nucleocapsídeo. Ou seja, quem tomou a vacina Coronavac ou AstraZeneca pode realizar o teste e saber se está imunizado.

“O teste de Anticorpo Neutralizante é realizado através de uma amostra de sangue coletada em soro, que através de reações antígeno-anticorpo permite a detecção desses anticorpos neutralizantes para SARS-CoV-2. O sangue coletado vai para análise laboratorial e leva até 3 dias para resultado. Qualquer pessoa pode fazer o exame e não precisa de indicação médica”, explica Edson.

Dobra busca por exames e casos positivos nos laboratórios

Ainda sobre os cuidados básicos de segurança para controle do vírus enquanto a população não é toda vacinada, o aumento de casos de COVID no Espírito Santo se reflete também no aumento da demanda nos laboratórios de pessoas preocupadas se estão ou não com o vírus. Edson Mezadri Vieira conta que a busca pelo exame do COVID no drive thru dobrou neste mês de março e que infelizmente os casos positivos também dobraram. “Se antes a cada 10 pessoas que realizavam o teste conosco, 2 testavam positivo, neste mês a média já foi para 4/5”, conta ele.

Outro reflexo da preocupação dos capixabas, é o aumento da demanda pela testagem empresarial, ou seja, agendamento de teste nas empresas para que todos os funcionários realizem o exame. “É uma forma dos empresários zelarem pelo estado de saúde de seus colaboradores. Essa ação, além de gerar valor para o colaborador, gera um selo de qualidade e responsabilidade social. Também pode ser feita em condomínios e outros locais. Algumas empresas fazem essa testagem de forma mensal, por exemplo, para manter ainda mais o controle da testagem e segurança de todas”, explica.

TESTE COVID CAPIXABA

Drive Thru no antigo Aeroporto de Vitória – Av. Fernando Ferrari, s/n. (antigo embarque)

Funcionamento: de segunda a sexta de 9h às 19h, e aos sábados de 9h às 14h.

Exames a partir de R$ 79,99.

Mais informações pelo site https://www.testecovidcapixaba.com.br/

Telefone: (27) 99312-5677

Instagram: @testecovidcapixaba

 

Crédito da foto principal: Tashi-Delek by Istock Images

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Danielle Ewald

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: