fbpx
Destaque, Saúde

Coceira na garganta: saiba o que provoca e como evitar?

coceira-na-garganta-saiba-o-que-provoca-e-como-evitar

Quem nunca sentiu aquela coceirinha na garganta? As vezes ela vem mais intensa e realmente causa desconforto, o fato é que ela pode surgir em várias situações como alergias, exposição a substâncias irritantes, infecções ou outras situações que normalmente são fáceis de tratar.

De acordo com o otorrinolaringologista, Márcio podemos ter coceira na garganta por diversos motivos: alergias, contato com substâncias irritantes e até quando dormimos de boca aberta, sendo este sintoma comumente associado a problemas nasais.

“Outro ponto que deve ser mencionado é o refluxo. O ácido sobe para a Laringe, provocando a coceira e o famoso pigarro na garganta. O acúmulo de restos alimentares na amígdala também pode ocasionar o problema.  É importante levar essa queixa para um otorrinolaringologista, para um correto diagnóstico”, disse ele.

De acordo com a alergista Karla Delevedove as alergias também podem estar associadas as coceiras. “A Rinite alérgica e a alergia alimentar são algumas delas. A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa do nariz, provocada por uma reação alérgica, levando ao surgimento de sintomas como espirros, coriza, tosse seca e coceira no nariz e garganta e olhos. Esta doença surge geralmente após o contato com substâncias alérgicas como poeira, pelo de animais, pólen ou fungos”, disse.

Já na alergia alimentar acontece uma reação inflamatória exagerada a alguma proteína presente no alimento. Ela pode manifestar-se em diferentes regiões do corpo na pele, olhos, boca ou garganta. As alergias a frutas, por exemplo, podem causar coceira nos lábios. Além disso, pode também ocorrer inchaço em várias regiões do corpo, como a boca, pálpebras e a língua e provocar reações graves com dificuldades respiratórias.

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Karoline Fabroni

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: