fbpx
Destaque, Saúde

Conheça três doenças silenciosas que podem prejudicar a visão

conheca-tres-doencas-silenciosas-que-podem-prejudicar-a-visao

>> Elas podem trazer sérios prejuízos aos nossos olhos e até a perda da visão se não tratadas no início.

Sabemos que existem algumas doenças que não enviam sinais claros de que elas estão ali, se instalando em nossos corpo, quando identificamos já estamos com problemas sérios e muitas vezes irreversíveis. Com os nossos olhos isso também acontece e o risco pode ser de perder a visão. Por este motivo conversamos com a médica, Klícia Molina, do Hospital de Olhos de Vitória e ela nos alertou sobre três doenças que são silenciosas e que podem trazer sérios prejuízos.

A Ceratocone é uma doença da córnea que está entre as principais causas de perda da qualidade de visão em crianças, adolescentes e adultos jovens. Essa doença apesar de ser bilateral, ou seja, acontece nos dois olhos, ela é assimétrica, ou seja, piora mais em um olho do que o outro

“O fato dela acometer os olhos de maneira diferente faz com que a pessoa, por enxergar bem graças ao olho menos afetado, demore a perceber as alterações de visão e quando percebe a doença já está bem avançada e a visão comprometida seriamente. É uma doença progressiva que por afetar pessoas tão jovens gera uma apreensão sobre o futuro, depressão, inseguranças numa fase que por si só já é tão delicada da vida. Gera dificuldade na escola, na faculdade e muitos paciente têm dificuldade em se manter nos empregos pelas dificuldades visuais que ela ocasiona”, disse Klícia.

O tratamento da Ceratocone deve ser feito pelo resto da vida e o acompanhamento oftalmológico também. As idas ao médico vão variar de acordo com a necessidade de cada caso.

Outra doença silenciosa que é a principal causa de cegueira irreversível no Brasil e no resto do mundo é o Glaucoma, que é uma doença lenta e progressiva.

A médica disse que essa doença atinge faz com que a pessoa fique com a visão cada vez mais afunilada, como se enxergasse através de um cano, mas também há casos de perda da visão central. Então só Nesse momento que a pessoa costuma perceber e, infelizmente, o tanto de visão que foi perdido não pode mais ser recuperado. Isso gera também apreensão e depressão, perda das capacidades laborativas de forma irreversível e também exige tratamento por toda a vida.

A terceira doença silenciosa levantada pela médica do Hospital de Olhos de Vitória foram as lesões periféricas da retina.  Essas costumam acometer pessoas que tem altos graus nos óculos. Se identificadas e tratadas a tempo, não geram nenhum problema mais grave, mas se não identificadas podem levar ao descolamento de retina e perdas visuais graves e por vezes irreversíveis também.

Todas essas doenças não tem  sintomas nas fases iniciais e levam a perda de visão se não tratadas a tempo. Para identifica-las é importante realizar as consultas de rotina anuais, é nesse momento que elas podem ser identificadas e o oftalmologista realizará exames complementares pra fechar o diagnóstico e já indicar os melhores tratamentos. Prevenindo as perdas de visão e todos os outros transtornos que chegam junto com o problema.

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Karoline Fabroni

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: