fbpx
Saúde

Coronavírus ataca tecido adiposo

coronavirus-ataca-tecido-adiposo

Uma pesquisa que ainda não foi publicada em jornais científicos, mas foi divulgada online e disseminada por pesquisadores mostra que o Coronavírus ataca o tecido adiposo dos seres humanos e ainda utiliza-o como reservatório da infecção.

De acordo com a endocrinologista e especialista em Medicina Esportiva,  Gisele Lorenzoni, pesquisadores de Stanford estão produzindo evidências de que o estudo é verdade. “Desde o início da pandemia, foi percebido que pacientes obesos eram mais vulneráveis à doença, em sua forma mais grave e propensos ao óbito. Agora, o estudo descobriu que o Coronavírus infecta as células de gordura e as células do sistema imunológico”, afirma a médica. “É como se o vírus se escondesse no tecido adiposo”, relata.

E fica o alerta para esclarecer que o tecido adiposo não é apenas um depósito de gordura. “Para quem é obeso, o tecido é uma fonte de inflamação sistêmica, ou seja, uma parte muito importante do sistema imunológico, por isso a obesidade contribui para tantas outras doenças”, explica a endócrino.

Assim, a pesquisa mostra que o Coronavírus pode infectar diretamente o tecido adiposo e gerar uma cadeia de outras inflamações. “Quem é obeso tem que tomar cuidado redobrado, vacinar-se e ficar de olho em mais resultados”, explica Gisele.  Para nós da área médica, é mais um fator de agravamento para os obesos e nos ajuda a explicar os resultados ruins da Covid-19 relacionados a eles.

 

 

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Criar Comunicacao

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: