fbpx
Destaque, Saúde

Dezembro Laranja 2021

dezembro-laranja-2021

Crédito arte – Campanha SBD 2021

Campanha conscientiza a população sobre a proteção a pele sem se esquecer dos cuidados com a Covid-19

Chegamos ao mês de dezembro, e a campanha Dezembro Laranja criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) sempre alerta para a prevenção do câncer de pele e os riscos e ainda com a conscientização e a importância da fotoproteção no período onde os raios solares estão mais quentes. De acordo com a dermatologista Irene Baldi, neste ano o Dezembro Laranja 2021 além de alertar para todo este cuidado, também salienta a necessidade de respeitar as orientações das autoridades sobre os cuidados com a Covid-19.

“A SBD quer que todos protejam-se  dos raios solares e tomem os cuidados necessários, porém ressalta que o uso do álcool em gel, das máscaras e o distanciamento não podem ser esquecidos, mesmo com a queda nos casos após a ampla vacinação”, afirma a dermatologista. Irene alerta também para ter muito cuidado com o uso do álcool em gel no sol, pois se ele tiver alguma essência, ele pode manchar a  pele ou irritá-la.

A conscientização acontece em dezembro principalmente porque casa com o início do verão que também acontece neste mês (21 de dezembro). Segundo a dermatologista e membro da SBD, Karina Mazzini, na estação mais quente do ano os cuidados devem ser redobrados. “No verão o sol fica mais quente e os dias são mais longos. Ou seja, mais tempo para nossa pele ficar exposta aos raios solares. Por isso temos que redobrar os cuidados com a pele. Além de usar filtro solar, é bom evitar pegar sol entre 9h e 16h, que é o horário que está mais intenso”, alerta Karina.

A exposição excessiva e sem proteção ao sol é a principal causa de câncer de pele no país. De acordo com a SBD, a doença é responsável por 33% dos diagnósticos, registrando a cada ano cerca de 185 mil novos casos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).  Embora algumas pessoas achem esses cuidados desnecessários ou até um exagero, eles são fundamentais para a prevenção do câncer de pele, que é o tipo de câncer mais comum no Brasil. “A gente reforça o alerta sobre esse câncer porque se for descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura. Mas é importante ressaltar que existem diferentes tipos de câncer de pele, sendo o mais grave o melanoma, que apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal”, pontua Karina. Entre os cânceres de pele, o carcinoma basocelular (CBC) é o mais prevalente entre os tipos. Ele surge mais em regiões expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas e tem baixa letalidade e pode ser curado em caso de detecção precoce.

A médica também ressalta que outros fatores podem desencadear o surgimento do CBC como lesões não cancerígenas, como eczema ou psoríase. “Caso perceba qualquer sinal com cores diferenciadas, uma crosta mais volumosa, e que sangre, é necessário procurar um médico para avaliação do caso”, explica a dermatologista Irene Baldi.A campanha conscientiza a proteção e o uso do filtro solar e nós também destacamos a importância do uso do protetor para a população. “O uso do protetor solar é indispensável na vida do ser humano e além de oferecer toda esta proteção contra o excesso de raio solar e luzes que fazem mal à saúde, ele ainda retarda o processo de envelhecimento da pele”, afirma Irene.

 

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Criar Comunicacao

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: