fbpx
Circuito

Entre os maiores designers do Brasil, Guto Índio da Costa falou sobre Redesign Urbano na 25º CASACOR ES

entre-os-maiores-designers-do-brasil-guto-indio-da-costa-falou-sobre-redesign-urbano-na-25o-casacor-es

*Crédito das fotos – Leonardo Gurgel. Na foto: O empresário Amado Pereira Costa, CEO da holding VixPrime e o designer Guto Índio da Costa

 

Guto Índio da Costa esteve presente na maior mostra de decoração do Estado, de onde comandou live ao vivo para arquitetos e profissionais da área

Um dos mais renomados designers brasileiros, Guto Índio da Costa, com dezenas de prêmios nacionais e internacionais no currículo, aterrissou em Vitória, na última terça-feira, dia 9, na CASACOR, onde explicou tudo sobre Redesign Urbano, processo de projetar e moldar as cidades com propostas inteligentes através de mobiliário urbano.

O carioca foi convidado pelo empresário Amado Pereira Costa, CEO do Grupo VixPrime, representante da Metalco no Estado, empresa líder no ramo de mobiliário urbano, em que Índio está entre seus principais designers.

O evento contou com transmissão ao vivo de Vitória para todo Brasil, direto da Praça Helmut, da CASACOR, projetada por Heliomar Venâncio e Ivan Aguiar, através das redes da italiana Metalco. @metalcobr

O designer adiantou que Redesign Urbano é o processo de projetar e moldar as cidades observando suas necessidades. “As cidades são organismos vivos e, principalmente no Brasil, passaram por um crescimento expressivo de forma não planejada. Isso nos trouxe uma série de problemas refletidos no espaço urbano: nossas cidades carecem de espaços de qualidade para pedestres, novos conceitos de mobilidade urbana, distribuição de energia, água, coleta de lixo, saneamento, melhor arborização, paisagismo, mobiliário urbano. O redesign urbano surge como uma forma de contornar esses problemas, criando alternativas de ocupação dos espaços públicos de maneira mais humana, sustentável, integrada, inteligente e adequada para os usos e vocações de cada cidade”, resumiu o designer.

 Sobre o designer

 Nascido em 1969, no Rio de Janeiro, formado em 1993, pela Art Center College of Design, na Suíça, Luiz Augusto Índio da Costa atuou em grandes escritórios na Alemanha, na França e na Dinamarca e possui clientes na Itália, República Tcheca, Bélgica e México.

De volta ao Brasil em 1997, transformou o escritório de arquitetura iniciado por seu pai em uma estrutura empresarial interdisciplinar que atua em diferentes áreas como arquitetura, urbanismo, design e transportes.

Hoje ele coordena os núcleos de design e transporte da Índio da Costa A.U.D.T (Arquitetura, Urbanismo, Design e Transporte), responsáveis por dezenas de projetos, muitos dos quais alcançaram grande sucesso e receberam diversos prêmios internacionais. É responsável por peças de mobiliário, eletroportáteis, eletrônicos, informática, eletrodomésticos, móveis planejados e outros.

Foi também membro do júri de diversas premiações, como o L’Observeur du Design (França), o D&AD (Inglaterra), o Red Dot (Alemanha) e o Compasso D’Oro (Itália).

 

Prêmios e projetos

 

O designer Guto Índio da Costa conta com diversos prêmios nacionais, internacionais de projetos de design, e entre os mais importantes estão:

Nacionais – Prêmio Museu da Casa Brasileira, Prêmio Casa Brasil, Prêmio Movelsul, Prêmio Top XXI. Internacionais – IF Design Award, o Red Dot Design Award, o Iconic Design Award, o Good Design Award e o IDEA.

O projeto Corredor BHLS Transoceânica, no Rio de Janeiro, do conceituado designer Guto Índio da Costa, realizado pela Metalco do Brasil, foi o vencedor na categoria design de produto, classificação Ouro, da 9ª Edição do Brasil Design Award – realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design – ABEDESIGN.

O designer é quem está no comando hoje de várias obras e projetos de urbanização pelo país, como no Rio de Janeiro, Niterói, Balneário Camboriú, além de importantes participações em projetos para as cidades sedes da Copa do Mundo FIFA de 2022, no Catar.

Do designer Guto Índio da Costa, a Metalco Bellitalia do Brasil produz: banco Rio Maravilha, bancos IC Uno, IC Due, IC Tre.

 

Serviço:

Redesign Urbano

Local: CASACOR – Praça Helmut

Endereço: Rua Erothildes Pena Medina, nº 80, Praia da Costa, Vila Velha

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Karina Santos

Assistente de Jornalismo - WelcomePlanet

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: