fbpx
Destaque, Gastronomia, Negócios

ES entre os estados com maior número de cervejarias por habitante

es-entre-os-estados-com-maior-numero-de-cervejarias-por-habitante

O Espírito Santo está na lista de estados com maior número de cervejarias por habitante de acordo com o Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), na edição mais recente do Anuário da Cerveja.

O levantamento esclarece que “a relação entre habitantes e quantidade de cervejarias e de cervejarias por território, são elementos importantes para verificar como se dá o processo de expansão das cervejarias pelo país, sobretudo nas pequenas cidades”.

Dentro dessa análise, o Espírito Santo deixa para trás capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A terra dos capixabas ocupa o quarto lugar nesse ranking sendo antecedida por Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, respectivamente.

Para o empresário Léo Leal, sócio de uma cervejaria artesanal na Serra, foi a abertura das microcervejarias, ao oferecer opções de sabores e intensidades diferentes da bebida, que acabou provocando uma apreciação maior dos capixabas. “O consumo da cerveja artesanal era muito restrito. Agora está mais disseminado e quem nunca tinha provado, experimentou e gostou. Passou a consumir com frequência e impulsionando o setor”, disse.

Ele, que divide o comando da Convento Cervejaria com outros quatro sócios, acredita que nem a pandemia fará o apreço do capixaba pela cerveja retroceder. “É um consumo que vai crescer. A previsão é de retomada significativa e gradual daqui para a frente”, acrescentou.

Outros dados da pesquisa

– O Sul e Sudeste concentram 85,6% das cervejarias do Brasil

– Em 2020 foram registradas 204 novas cervejarias, o que representa um aumento de 14,4% em relação ao ano anterior.

– Há uma concentração de cervejarias no Sul-Sudeste, regiões com forte tradição cervejeira.

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Criar Comunicacao

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: