fbpx
Circuito Brasil, Negócios

Especialista dá dicas para aumentar chances na recolocação profissional 

especialista-da-dicas-para-aumentar-chances-na-recolocacao-profissional

Ter um currículo objetivo e atualizado é imprescindível

Com a atual instabilidade econômica do país muitas empresas optaram por reduzir o quadro de funcionários. Esse fator ou mesmo a insatisfação com a função ou salário e, até mesmo, a vontade de viver novos desafios, fez com que profissionais buscassem oportunidades mais promissoras no mercado.

Sem dúvidas, ficar desempregado ou almejar uma ascensão profissional pode ser desafiador, mas com uma boa dose de organização e estratégia, esse processo pode não ser tão difícil quanto parece. Uma boa dica é focar em um plano que esteja alinhado ao novo objetivo de recolocação profissional.

O Currículo continua sendo uma das principais ferramentas de apresentação pessoal e, por isso, mantê-lo atualizado e customizado à vaga de interesse  é fundamental nesse período, afinal é o seu cartão de visitas para as empresas.  Para o Administrador, Coordenador da Câmara Temática de RH e Conselheiro do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), Luiz Carlos de Araújo muitos candidatos são descartados já nesta primeira etapa, devido ao excesso ou falta de informação no currículo. “Ter estudo e boa experiência é muito importante, mas não saber como apresentá-los é um problema. Quem analisa seu currículo tem bastante material em mãos, com dezenas ou centenas de outros currículos na disputa com o seu. Para tornar o seu mais interessante, primeiro deve buscar um equilíbrio, não coloque informações faltando e nem em excesso, seja objetivo sempre. Estruture o currículo de maneira que o avaliador consiga capturar de imediato quem é você”, afirma o consultor.

Com o avanço da tecnologia e o momento pandêmico, além de manter o perfil profissional ativo nas redes sociais, é preciso estar atento às convocações de entrevistas que podem ocorrer de forma presencial ou virtual.

Para Luiz, não existe um manual de etiqueta para comportamento em uma entrevista. Mas, existe a máxima: “a primeira impressão é a que fica”. Ser moderado em uma entrevista é essencial para a continuidade do candidato no processo de seleção. De forma geral, sendo presencial ou online, algumas dicas são importantes, como: ser pontual; falar a verdade; mostrar que conhece a empresa; saber ouvir;  saber questionar e ser confiante, ressalta o administrador.

“Para a entrevista online, é preciso se atentar para alguns pontos importantes: escolha um local mais calmo e silencioso, teste os equipamentos com antecedência, garanta uma boa conexão de internet, procure olhar para a câmera e mantenha um tom de voz agradável”, destaca.

É importante lembrar que além dos diversos sites de de busca por vagas, redes sociais como o Linkedin, que é a maior rede social profissional, podem ser uma ótima vitrine para quem quer se recolocar profissionalmente “Cadastre e atualize seu currículo nas redes sociais e direcione atendendo as necessidades atuais do mercado em que atua ou deseja atuar. Pense na possibilidade de um emprego temporário, já que a partir dele, podem surgir novas oportunidades”, pontua o consultor.

E, por último: evite se vitimizar, seja forte e confiante, faça uma revisão da sua vida profissional e levante alguns questionamentos: o que pode ser mudado? O que está faltando? Qual segmento pode ser investido? Leve em consideração toda a experiência e o aprendizado adquirido ao longo da vida.

PORTAL DE VAGAS DE EMPREGO E ESTÁGIO 

O Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) conta com o  ADM Empregos, onde é disponibilizado oportunidades de emprego e estágio na área de Administração. O serviço é gratuito para empregadores e candidatos.  Para saber mais, acesse craes.org.br/adm-empregos

 

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Criar Comunicacao

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: