fbpx
Comportamento, Destaque, Saúde

Existe segredo para alcançar um relacionamento duradouro e saudável?

existe-segredo-para-alcancar-um-relacionamento-duradouro-e-saudavel

O assunto leve e interessante para quem já está em uma relacionamento e, também, para quem quer investir nesse tema e engatar um relacionamento duraduro. Há muitos anos a ciência pesquisa e aprofunda estudos para entender o que é mais importante em uma relação amorosa. Segundo pesquisa publicada no Proceedings of the National Academy of Science, fatores como o próprio compromisso, satisfação sexual, falta de conflito e a satisfação do outro são responsáveis por cerca de 45% da qualidade do relacionamento. Esse foi o ponto de vista indicado por casais pesquisados.

Já enquanto indivíduos, a pesquisa identificou que os entrevistados disseram que o mais importante para o sucesso de uma relação são a satisfação com a própria vida, a saúde mental e a ansiedade, que somados corresponderiam a 21% do sucesso.

De acordo com a ginecologista e sexóloga, Lorena Baldotto parece óbvio, mas cada trecho da resposta é importante. Estar feliz num relacionamento e na vida sexual, ter poucas ou nenhuma briga e ver no outro a mesma felicidade e cumplicidade são fundamentais. Cumprindo-se cada parte desses “requisitos”, dificilmente um relacionamento sofre problemas.

“Eu diria ainda que o diálogo entre os parceiros é tão necessário quanto todos os outros fatores. Como terapeuta sexual de vários casais, afirmar que o diálogo é a chave para resolver 99% dos problemas de um casal. É fundamental investir na conversa quando queremos fazer dar certo. Engana-se quem pensa que um bom sexo é o melhor remédio para o casal. Ele também é importantíssimo, mas só ele não segura relação”, disse ela.

Lorena disse que escuta muito em seu consultório casos de pessoas que tiveram ou tem um relacionamento onde o sexo é bom e a relação é ruim. “Ter alguns minutos de prazer e uma vida de relação ruim, não compensa! Toda relação tem que ter respeito, acolhimento e tem que ser bom para os dois lados”, completou.

É importante investir mais no diálogo e aumentar a atenção ao parceiro. Se de tudo ainda precisarem de atenção profissional, a terapia de casal vai ser interessante. Se o parceiro ou parceira valem a pena, invista na relação, esgote todas as possibilidades e acerte os ponteiros.

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Karoline Fabroni

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: