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Higiene do Sono: adote essa prática que contribui para você tenha boas noites de sono

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>> Ter uma rotina do sono te ajuda a garantir noites bem dormidas. A adoção de alguns hábitos também favorecem a boa noite de sono.

O sono é muito importante. Não é por acaso que passamos 1/3 da nossa vida dormindo. A verdade é que muitas pessoas que sofrem com a insônia, recorrem ao uso de medicamentos para dormir, mas esse tipo de remédio traz consigo efeitos adversos. Então o que fazer para conseguir dormir bem? Existe uma rotina, chamada higiene do sono que ajuda a alcançar boas noites de sono, e nele não tem remédio incluído.

De acordo com o médico Fábio Baptista dormir bem está muito associado a adoção de uma rotina específica para este momento, o de dormir! Na maior parte dos casos, adotar hábitos específico para este momento resolve o problema da insônia.

“Uma dica importante é não ir para a cama antes do horário habitual de dormir, pois você pode pegar no sono fora do seu horário e desregrar a sua noite de sono. Não assista a televisão na cama, deixe a TV para a sala, escritório, ou qualquer outra parte da casa, a sua cama deve ser associada ao seu ritual de sono, assim seu cérebro acostumará e entenderá que o momento em que se chega na cama é o momento de dormir”, disse ele.

Após o jantar, que deve ser uma refeição mais leve, é importante dar preferência a atividades relaxantes como leitura, filmes e séries mais tranquilos, músicas calmas, brincadeiras tranquilas com as crianças. Quanto menos agitado for o momento, mais o corpo vai se preparando para o sono.

“Muito importante evitar o consumo de café, chás e bebidas açucaradas, como os refrigerantes, elas são estimulantes e podem sabotar o seu sono.  Outra dica é estipular os horários de acordar e de ir dormir, criando assim uma rotina, as atividades físicas são muito importantes, mas devem ser realizadas até três horas antes do horário que estabeleceu para o seu sono”, disse Fábio.

Feito tudo isso, é importante também preparar o ambiente. Ele deve ser de silêncio, escuridão, roupas de cama limpas e macias, se possível com a prática da aromaterapia e tranquilidade.

Para Lívia Ronconi, empreendedora que atua no segmento de pijamas, ela inaugurou a CIAO, disse que não dar importância à roupa de dormir é um grande erro que pode comprometer o descanso.

“Priorizar pijamas com tecidos leves e respiráveis, como algodão, viscose e o linho; Evitar peças justas, pois elas prendem a circulação e podem causar desconforto ajudam a manter uma noite de sono restaurador. Também é importante dizer que além de auxiliarem do bem estar, os pijamas também contribuem para autoestima, portanto é importante se sentir bonita (o) até na hora de dormir. Hoje em dia é possível aliar conforto e beleza na mesma peça”, disse ela.

De acordo com a cardiologista, Kátia Vasconcellos o sono é essencial para todas as pessoas e se privar de noites bem dormidas pode trazer prejuízos a saúde.

“A deficiência de sono pode levar pessoas com predisposição genética a desenvolver hipertensão arterial ou até piorar o problema já existente. Arritmias e insuficiência cardíaca também podem ser adquiridos nos casos de pessoas que apresentam problemas para dormir por um determinado período de tempo.

O médico, Fábio Baptista disse que caso a higiene do sono não seja suficiente vale investir em chás calmantes como camomila, capim cidreira e melissa.

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Karoline Fabroni

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