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Pacientes com câncer e problemas renais agora podem ser tratados em casa

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PronepONCOHome e PronepNEFRO chegam em um momento que o país sofre com hospitais públicos e privados lotados de pacientes em tratamento da Covid-19

A Pronep Life Care, empresa do grupo Sodexo e pioneira no segmento de atenção domiciliar (home care), apresenta duas novas modalidades de atendimento, como parte da estratégia de crescimento da empresa no Brasil. O PronepONCOHome e PronepNEFRO chegam em um momento que o país, ainda no aguardo da aplicação em massa da vacina contra a Covid-19, sofre com hospitais públicos e privados lotados de pacientes em tratamento da doença. Estimativa feita pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) para cada ano do triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer.

De acordo com dados do último Censo Brasileiro de Diálise (2009-2018) publicado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, por meio do Jornal Brasileiro de Nefrologia, o número de pacientes em programa de diálise crônica teve aumento médio anual de 5.587 pacientes. “O crescimento na demanda justifica a criação dos novos programas. Além disso detectamos que muitas pessoas que sofrem destas enfermidades precisam de cuidados diários e não têm condições de se deslocar até os hospitais ou centros de atenção”, explica Juan Araújo, gerente-executivo de novos negócios da Pronep.

O PronepONCOHome é um conjunto de serviços – como monitoramento telefônico, apoio multiprofissional e aplicação de medicamentos – que tem como objetivo acolher e dar suporte a pacientes imunodeprimidos, recém diagnosticados ou já em tratamento. “Este programa abrange tratamento com medicações de alta complexidade, até então administradas somente em clínicas e hospitais, além de monitoramento, vigilância clínica e logística”, analisa Araújo.

Já o PronepNEFRO é um pacote de serviços criado para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica, que necessitam de Terapias Dialíticas (Hemodiálise ou Diálise Peritoneal Automatizada). Os dois serviços já estão disponíveis para operadoras de planos de saúde, seguradoras, autogestões, cooperativas médicas e pacientes particulares.

De acordo com o executivo, o maior diferencial do PronepNEFRO é a forma como é gerido. O sistema de Bundled Service (ou pacote de serviços, em uma tradução simplificada do inglês) permite que a Pronep gerencie todo o processo, inclusive insumos e medicamentos, além do serviço em si.

Todo o tratamento está atrelado ao atendimento em domicílio. O enfermeiro responsável pelo paciente é sempre o mesmo e tem, por trás dele, toda uma equipe especializada para fornecer assistência, insumos e medicamentos necessários para o tratamento. O programa oferece soluções que priorizam a segurança, conforto e a autonomia dos pacientes dependentes de terapia dialíticas. Em domicílio, o serviço promove a assistência coordenada às necessidades do paciente nefropata, colocando-o no centro dos cuidados.

O executivo da Pronep lembra da importância do atendimento domiciliar, principalmente em tempos nos quais os hospitais estão lotados de pacientes da Covid-19. “Além de poupar o paciente da exposição aos riscos durante o traslado para clínicas e hospitais, o serviço contempla vigilância clínica, por meio da coleta de exames e acompanhamento dos resultados no domicílio, e ainda monitoramento telefônico e telemedicina de suporte”, finaliza.

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Maria Cardoso

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