fbpx
Mercado Imobiliario

Valorização de Imóveis – 8 fatores que influenciam seu preço

valorizacao-de-imoveis

Colocar preço no mercado imobiliário é um grande desafio. Existem vários fatores, além dos mais óbvios, que podem interferir na valorização de imóveis e geralmente são percebidas por profissionais da área.

O ramo imobiliário é setor muito valorizado. Compreender um pouco sobre os fatores que fazem que o imóvel se valorize é importante na hora de vender, comprar e alugar.

Veja abaixo alguns fatores importantes na valorização de imóveis:

1. Localização

A localização é um dos principais fatores que compõe a valorização de imóveis. Um mesmo imóvel com características semelhantes (metragem, estrutura, acabamento), possui preço bastante diferente de acordo com o bairro e rua.

Locais considerados “nobres”, potencial da área, crescimento da região,  possuem uma procura maior, consequentemente, um maior valor.

2. Estrutura

Depois do fator localização, a estrutura do local onde está localizado é um outro dos aspecto que faz diferença na valorização de imóveis. A presença de estabelecimentos comerciais como restaurantes, shoppings, academias de ginástica, praças, padarias, bancos, colégios, entre outros que facilitam o dia a dia de moradores, tornam o imóvel um pouco mais valorizado.

3. Acessibilidade

Facilidade de acesso dos moradores aos serviços públicos de transporte é outro fator que deve ser considerado na valorização dos imóveis.

Morar em local que tenha vias largas, principalmente ter proximidade a serviços de transporte como ônibus, metro, táxi, interfere na precificação do imóvel.

4. Segurança

valorização de imóveisNinguém quer morar em local com alta taxa de criminalidade. Um local com índices baixos de furtos, assaltos, sequestros e outros crimes, são bem valorizados, ainda mais se contam com aparatos de segurança como portaria 24 horas, câmeras de monitoramento, controle de entrada e saída, cercas elétricas, entre outros.

5. Condições do imóvel

O bom estado de conservação deve ser levado em conta na valorização dos imóveis. Em propriedades mais antigas, este fator deve ser levando mais em conta.

A qualidade acabamento e materiais utilizados na construção são também fundamentais, pois proporcionam uma maior durabilidade e menos dor de cabeça para os proprietários.

6. Possibilidade de mudanças

A possibilidade de realizar reformas, adequações e pequenas alterações, devem ser considerados, pois pessoas são diferentes uma das outras e sempre desejam um toque de personalidade no local que moram.

Quanto mais for possível realizar tais fatos acima, mais desejável é o imóvel.

7. Vizinhança

Morar em um local tranquilo e pacato é o sonho da maioria das pessoas. Ter uma vizinhança com estas características valoriza bem o seu imóvel. Ela é parte integrante de uma propriedade e dever ser bem considerada.

Considere vizinhança os moradores e pessoas que costumam frequentar as proximidades do imóvel. São elas que o proprietário vai conviver no seu dia a dia.

8. Tecnologia

Serviços e produtos que facilitam a vida dos moradores como portão eletrônico, elevadores, circuitos internos de televisão, automação residencial, são itens que proporcionam o aumento do valor do imóvel.

Os imoveis mais novos ja costumam vir equipados ou preparados para recebem os itens citados acima.

Enfim, são esses os principais fatores que influenciam na valorização de imóveis.

Caso tenha alguma dúvida, fico à disposição de esclarece-las e ajuda-lo de alguma forma.


 Gustavo Paura

Carioca, Economista, corretor de imóveis desde 1992 e sócio Diretor da Lopes Imobiliária, em Vila Velha-ES.

https://www.facebook.com/gustavo.paura.7

https://www.instagram.com/gupaura/

(27) 99242-3203

Comentários

0 Comentários
Compartilhe

Karina Santos

Assistente de Jornalismo - WelcomePlanet

%d blogueiros gostam disto: