O que você vai ler agora vai mudar sua percepção de modelo de vendedor ideal.
Não é de hoje que defendo a tese que vender é o fruto de quanto você despende energia para conseguir algo. Todos somos vendedores, sem exceção. Quão grande vendedor você é ou será está diretamente ligado ao seu desejo por alguma coisa. Então o problema não está a princípio no ato em si, mas no seu comportamento.
O maior problema é que ao longo do tempo vamos criando modelos ou perfis que julgamos os ideais para cada profissão. O vendedor ideal tem que ser aquele cara altamente comunicativo, extrovertido, envolvente e contador de piada…. Não mesmo. Já escutou aquele jargão “que o mineiro come quieto”?
A minha experiência leva a crer que esse vendedor extremamente comunicativo é o pior dos profissionais. Prolixo, enrolador, pouca capacidade de ouvir e uma enorme necessidade de impor suas ideias. Acompanhei profissionais em multinacionais com essa característica que passavam o dia indo de cliente a cliente, com uma super apresentação e com baixíssima eficácia nos fechamentos das negociações. Eu mesmo no início da carreira errei e paguei meu pedágio até aprender a deixar para trás os paradigmas da profissão. Muitas vezes eu me perguntava os motivos de não ter fechado uma negociação tendo uma apresentação tão convincente e uma fala tão eloquente. Mas em vendas entender antes de ser entendido é na minha opinião o segredo de se tornar o vendedor ideal.
Então já estamos desconstruindo a ideia que você não sabe vender. Partindo do princípio que seu modelo de vendedor está errado.
Podemos ser mais analistas, mais planejadores ou executores e não necessariamente comunicadores para sermos bons negociadores ou um modelo de vendedor ideal. Pense nos projetos e ideias que precisa vender todos os dias. Pense na quantidade de vezes que negocia com seus filhos ou com seus pais, com maridos e esposas. Pare para pensar naqueles momentos que você precisa negociar uma hora a mais com seu marido ou esposa para aquela última rodada de chopp com os amigos.
Existem muitas técnicas de vendas que podem te ajudar a ter argumentos mais eficazes, mas estou certo que todos somos vendedores. Todos temos a capacidade de vender alguma coisa. Você pode não ter percebido, mas é um excelente vendedor.
Então boas vendas.
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Karina Santos
Assistente de Jornalismo - WelcomePlanet